Plantio de soja impulsiona produção de grãos em 2020
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção agrícola brasileira deve bater novo recorde em 2020. Para 2020, a estimativa é de que a colheita renda 240,9 milhões de toneladas de grãos, safra que supera em 33,6 mil toneladas o resultado estimado para 2019. Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um dos responsáveis pelo possível recorde alcançado na safra 2019/2020 será o cultivo de soja – algo que pode levar o Brasil à liderança da colheita global da oleaginosa.
Segundo o IBGE, o recorde de 2020 a produção de soja deve atingir um crescimento de 6,7%. “Essa será a primeira vez que o Brasil ultrapassará os Estados Unidos na produção de soja, se tornando o maior produtor mundial”, destacou Carlos Alfredo Guedes, analista da coordenação de Agropecuária do IBGE. A alta na produção de soja deverá ser impulsionada pelo Mato Grosso, que aumentou em 2,2% a área plantada, e pelo Paraná, que se consolidou como segundo maior produtor nacional de soja e prevê elevação de 22,5% na produção.
“Mesmo com o atraso das chuvas em determinadas regiões [de São Paulo], conseguimos manter a produção, principalmente no plantio de soja, apesar de sentirmos algumas perdas. Com a regularização das chuvas, acredito que vamos ter uma boa safra e torcendo para que as chuvas se prolonguem, também pensando em um posterior plantio da safrinha e, principalmente, no de milho”, analisa Marcio Antônio Vassoler, coordenador da Comissão Técnica de Grãos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).
Deixe seu comentário