Exportação – Mais treze frigoríficos brasileiros podem exportar carnes bovina, suína e de aves para a China
A semana começou com boas notícias para o mercado de exportação de carnes do país. Nesta terça-feira (12/11), foi a vez de a China anunciar a habilitação de mais 13 frigoríficos brasileiros para exportar carnes bovina, suína e de aves para a China.
Conforme comunicado do órgão sanitário chinês (GACC) enviado ao MAPA-Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram habilitadas cinco plantas de carne bovina, cinco de suínos e três de aves.
Os Estados de São Paulo e Mato Grosso tiveram cada um, duas unidades habilitadas pelos chineses, cinco frigoríficos de carne suína estão no Rio Grande do Sul, além de uma unidade de carne bovina e os demais frigoríficos que podem exportar estão em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Paraná.
Dados divulgados pela a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, informaram que o Brasil passa a contar com 16 plantas habilitadas para exportar carne suína para o mercado chinês, e 46 plantas para embarques de carne de frango. Ainda de acordo a ABPA, desde janeiro deste ano, a China assumiu a liderança entre os principais destinos das exportações da avicultura e da suinocultura do Brasil. Entre janeiro e outubro, o país asiático importou 183,1 mil toneladas de carne suína (+40% em relação ao mesmo período do ano passado), gerando receita de US$ 429,8 milhões (+66%). De carne de frango, foram 444,7 mil toneladas (+22%), com resultado cambial de US$ 931,7 milhões (+38%). Ao todo, 31,4% da carne suína e 13,3% da carne de frango exportadas pelo Brasil em 2019 foram embarcadas com destino à China.
Deixe seu comentário