Chuva de granizo no, Vale do Ribeira, devasta até 90% dos bananais
Os ventos e a tempestade de granizo que atingiram a região de Jacupiranga, no Vale do Ribeira, na manhã do dia 30, devastaram as plantações de bananas, com grandes prejuízos e perdas incalculáveis aos produtores. “Estamos aguardando o relatório final da agricultura que deve ser divulgada, na próxima terça-feira, e esperamos que o governo do estado, autoridades se sensibilizem com a situação do produtor, que precisa de apoio e aportes financeiros”. A afirmação é de Jeferson Magário, coordenador técnico da comissão de fruticultura da FAESP e Presidente do Sindicato Rural do Vale do Ribeira.
Silvio Romão, produtor rural proprietário da Fazenda Univale, atingida pela chuva de granizo está avaliando os estragos na fazenda da tormenta/ciclone que, em 15 minutos, destruiu 90% do bananal. “A perda de produção é muito grande e vai durar muitos meses até as plantas se recuperarem e podermos refazer drenagem, carreadores, etc.”
Afirma que o produtor perde e toda a região perde. “Empregos serão penalizados, fornecedores deixarão de vender, toda cadeia vai sofrer” É de ficar triste saber que não temos apoio de governo nessa hora.
Ontem aconteceu reunião do Presidente da Abavar – Associação dos Banicultores do Vale do Ribeira, Ezio Borges, com o secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira, quando foi entregue ofício com pedido de ajuda aos bananicultores do Vale. O secretário afirmou que vai solicitar a equipe técnica da secretaria, levantamento dos estragos e liberar um crédito emergencial aos produtores.
Compartilhe
Artigos relacionados
- Faesp participa de Fórum na ACSP para debater tendências e perspectivas do agronegócio brasileiro
- FAESP parabeniza os produtores premiados no 20° Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo
- PL nº 3729/2004 representa um enorme avanço que poderá desburocratizar muitas atividades e setores da economia, pondera FAESP
Deixe seu comentário