Home » Tirso Meirelles faz palestra sobre as potencialidades do Brasil na Feira do Empreendedor 2025

Tirso Meirelles faz palestra sobre as potencialidades do Brasil na Feira do Empreendedor 2025

20 de outubro, 2025 - por FAESP/SENAR-SP

Presidente do Sistema Faesp/Senar demonstrou como o agronegócio é feito pelos pequenos e médios produtores e a importância do estímulo ao empreendedorismo

Na sexta-feira (17), terceiro dia da Feira do Empreendedor 2025, o presidente do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, ministrou a palestra “Brasil que alimenta e encanta: Agro, Gestão e Turismo Rural”, na Arena São Paulo de Destinos e Sabores.

Durante cerca de meia hora e para uma plateia de homens e mulheres, produtores rurais, estudantes e futuros empreendedores, ele compartilhou sua experiência como executivo à frente da maior entidade do agro paulista e demonstrou as potencialidades do setor, tanto no interior como na capital paulista.

“Em 50 anos passamos de importadores a um dos principais players mundiais da produção de alimentos. O futuro do setor agropecuário passa pela adaptação ágil às novas tecnologias, pelo fomento às pesquisas, o emprego correto e cada vez mais acentuado dos bioinsumos e pela preocupação maior com as práticas de manejo sustentáveis, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)”, explicou.

“Essa é panorama do nosso país e de um setor que carrega sozinho 25% do PIB. Mas em cada homem e mulher do campo há um agente dessa transformação. A cadeia produtiva não se faz somente com indústria e pesquisa. Não por acaso 65% das propriedades rurais estão nas mãos de pequenos e médios produtores. Precisamos e devemos estimular o empreendedorismo deles.”

Ele também ressaltou aspectos que são fundamentais de valorização: fomento público ao empreendedorismo, como é o caso do turismo rural e suas rotas paulistas implementadas pela secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; ferramentas de ensino, como os mais de 400 cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP); e os estímulos de empreendedorismo e capacitação, como por exemplo o Empretec do Sebrae.

O presidente da Faesp e do Senar elencou projetos das entidades (tais como os oito Centros de Excelência em construção) e outros que estão em gestação que proporcionarão renda e oportunidades às famílias do campo. “Nossa missão enquanto representantes dos produtores e das produtoras rurais é ajudar na capacitação, estimular o empreendedorismo e auxiliar todos os elos da cadeia produtiva”, afirmou.

“O Sistema Faesp/Senar atua junto aos sindicatos rurais para potencializar o agro paulista em todas as suas vertentes. Não é por outra razão que temos como um de nossos objetivos o aprimoramento dos arranjos produtivos locais, baseados no conceito de agroindústria, promovendo desenvolvimento regional, emprego, renda e agregação de valor. Este é um esforço que inclui assentamentos de agricultura familiar, mostrando que nosso compromisso é com todos os segmentos do setor agropecuário, e a Feira do Empreendedor é uma ótima oportunidade para impulsionar isso.”

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário

    check-terms