Programa Viola Caipira valoriza identidade cultural do interior paulista
Iniciativa do Senar-SP honra tradições da música caipira promovendo curso, apresentações e oportunidades de emprego e renda
O Programa Viola Caipira, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP) em parceria com Sindicatos Rurais, tem se consolidado como uma das principais iniciativas de valorização da música tradicional do interior paulista. O programa não apenas ensina a tocar o instrumento, mas também fortalece a cultura local, promove a convivência entre gerações e abre novas perspectivas econômicas para os participantes.
Alunos e ex-alunos do Programa do SENAR-SP, em média 100 pessoas, diversas cidades do interior paulista, formam a orquestra de violistas e vem se destacado em eventos culturais e sociais. Sob a regência do instrutor e violeiro Marcos Proença, a orquestra já se apresentou em cidades como Capão Bonito, Buri, Campina do Monte Alegre, Guapiara e Itapetininga (durante o evento Empreenda Tur), entre outras.
O número de violeiros nas apresentações varia de entre 100 e 120 pessoas, conforme o evento. Os músicos são de diferentes municípios do interior paulista e a adesão ao Programa continua a crescer.
“O maior benefício do Programa não é só aprender a tocar, mas também a convivência entre os membros da orquestra. O SENAR-SP contribui com um caráter social fundamental, fortalecendo nossa cultura e promovendo uma rede de apoio que vai além da música”, destaca Proença.
O Programa também proporciona aos participantes a oportunidade de gerar uma renda extra, como é o caso dos alunos do instrutor Maicon Gasparetto, instrutor nas cidades de Iacri e Tupã. Além do aprendizado da viola caipira, outra conquista dos participantes foi a autonomia, eles vêm se apresentando na região, independentemente da presença do instrutor Maicon.
“O Programa de Viola Caipira do Senar-SP resgata a tradição do homem do campo e a tradição da família agrícola, levando para outras pessoas arte, cultura e entretenimento”, diz o presidente do Sistema Faesp-Senar-SP, Tirso Meirelles.
Por meio do Programa Viola Caipira, o Senar-SP cumpre seu objetivo de preservar as tradições musicais do interior paulista, enquanto proporciona aos participantes novas perspectivas de crescimento pessoal e cultural.
Galeria
Buri
Iacri e Tupã
Itapetininga
Deixe seu comentário