Home » Projeto Integrar: Entrega de equipamentos chega à região de Rio Preto

Projeto Integrar: Entrega de equipamentos chega à região de Rio Preto

25 de setembro, 2024 - por SENAR-SP

Troca de ideias e experiências entre os participantes faz parte do treinamento e fortalece relação entre sindicatos e colaboradores de execução do projeto.


Nesta sexta-feira (20), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Senar-SP estiveram no município de São José do Rio Preto para encontro com sindicatos rurais da região para esclarecimentos e entrega de tablets do Projeto Integrar.

Os equipamentos serão utilizados pelos pesquisadores na visita às propriedades rurais e os sindicatos rurais têm o prazo de até dois anos para a apresentação do novo mapa do agronegócio do estado de São Paulo. Até o momento, 185 sindicatos rurais de um total de 235 aderiram ao Projeto Integrar.

Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, deu as boas-vindas aos presentes e destacou o papel da entidade junto ao governo estadual num tema que tem preocupado os produtores rurais: os incêndios no estado. Ressaltou o apoio dado pelo governo estadual e a iniciativa da Faesp em se dirigir ao governador Tarcísio de Freitas, através de ofício, solicitando que seja feito um decreto para salvaguardar o produtor rural dos prejuízos causados pelos incêndios.

A respeito do Projeto Integrar, o presidente da entidade disse que será referência para o setor agropecuário nacional. “É um trabalho inédito, que irá fazer a grande radiografia do agro paulista, possibilitando a busca de novos mercados e a implementação de cursos que possam ajudar na melhoria da performance das culturas. Tenho certeza de que o Projeto Integrar será replicado em outros estados, mostrando realmente a capacidade do setor em nível nacional”, afirmou.

Ele mencionou também que o Integrar deve reforçar sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto aos produtores, que terão suporte dos sindicatos rurais no processo de regularização do CAR até sua validação e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), necessário para que o imóvel esteja em conformidade com o Código Florestal.

Galeria

Créditos Fotos: Leandro Gasparetti

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário