Home » Empoderamento e Transformação: A Influência Crescente das Mulheres no Agro

Empoderamento e Transformação: A Influência Crescente das Mulheres no Agro

01 de setembro, 2024 - por FAESP

Encontro Estadual de Mulheres do Agro destacou a força e a união das mulheres que fazem a diferença no campo

Caravanas de diversas regiões do estado de São Paulo estiveram em Lins na última quinta-feira (29/08) para o segundo “Encontro Estadual de Mulheres do Agro”. Cerca de 2 mil mulheres vivenciaram momentos emocionantes com as palestrantes e celebridades convidadas pela Comissão Semeadoras do Agro, da Faesp.

O evento foi realizado em parceria do Sistema Faesp/Senar-SP com o Sebrae Delas, projeto do Sebrae-SP, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e fortalecer as lideranças femininas no agro paulista. A diretoria da Faesp esteve toda presente, assim como os 33 gerentes de escritórios regionais do Sebrae-SP. E presidentes de sindicatos rurais cada vez mais engajados no empoderamentos das produtoras rurais paulistas. E também técnicos do Senar-SP e o superintendente Mario Biral.

“Hoje as Semeadoras estão fazendo grande diferença para as mulheres produtoras. Estamos mostrando que a mulher pode mudar o campo e ela está fazendo isso no dia a dia. Quando a mulher sai da invisibilidade, ela pode tudo”, disse Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro.

O presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, afirmou que o empreendedorismo da mulher vem a somar muito para o crescimento do agro. “Como a mulher é muito ligada à família, ela leva esse empreendedorismo para os filhos. Hoje fazemos um trabalho para que essa mulher seja forte financeiramente, que ela possa abrir seu próprio negócio. Fortalecendo a economia doméstica para ter uma vida melhor”, disse Tirso.

As mulheres estão crescendo cada vez mais dentro e fora da porteira, segundo a comunicadora e empresária Sirlei Benetti. Ela conduziu a palestra “Você nasceu para dar certo: Também no Agro” que emocionou todas as mulheres presentes ao encontro. “A sociedade vê hoje a mulher do agro de uma maneira diferente, mas principalmente a mulher do agro tem se visto e se valorizado de uma maneira diferente”, disse Sirlei.

Para o diretor primeiro secretário da Faesp, Marcio Vassoler, as mulheres representam uma importante parcela da força do agro. “As Semeadoras impulsionam essa força com um trabalho contínuo junto aos sindicatos rurais, levando conteúdo e motivação para as produtoras rurais”, afirmou Vassoler.

Ademar Pereira, diretor terceiro secretário da Faesp, achou o encontro empolgante. “Esse grande evento e as ações das Semeadoras em todo o Estado fazem florescer as características empreendedoras das mulheres no meio rural”, comentou.

“A mulher tem um papel tão significativo quanto o dos homens na produção e também na fixação da família na área rural”, contou Luís Marques, presidente do Sindicato Rural de Lins.

“Hoje se fez história no contexto de valorização da mulher do campo, para inseri-las em novos e promissores aspectos da economia, como o turismo rural”, lembrou Sebastião Téo, presidente do Fórum dos Trabalhadores do Brasil (Fotrab) e chefe de mediação do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

O diretor segundo secretário Antonio Aurélio Persona celebrou o impacto do encontro em todos os presentes. “Um evento gigante, do tamanho da importância das mulheres e do quanto elas são poderosas”, comentou.

“Sem as mulheres não somos nada. Hoje tivemos mais uma prova de todo o potencial delas”, disse Antônio Ginack Junior, diretor terceiro tesoureiro.

“Tenho certeza que foi um acontecimento inesquecível para todas as mulheres, assim como foi para mim. Ouvimos aqui relatos emocionados que tocaram o coração de todos nós, falou
João Antônio Castilho, vice-presidente da Faesp.

Cyro Penna Junior destacou a energia contagiante que se formou entre as mulheres no encontro. “Uma experiência que muda nosso modo de ver muitas coisas e nos revigora a todos, homens e mulheres”, completou.

“Um momento marcante que impulsiona as mulheres a realizar seus sonhos”, apontou Walter Batista da Silva, diretor segundo tesoureiro da Faesp.

O Encontro proporcionou uma experiência revitalizante para as mulheres e celebrou a força e a contribuição feminina na construção de um agronegócio mais inclusivo e sustentável.

Galeria

Video

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário