Faesp e Sebrae unem mulheres do Agro para palestras e networking
Cerca de 2 mil mulheres produtoras rurais participaram do segundo “Encontro Estadual de Mulheres do Agro” , que teve a presença de lideranças do setor público e privado
O protagonismo feminino e os papéis das mulheres no agronegócio foram os temas que estiveram no centro das atenções ontem no segundo “Encontro Estadual de Mulheres do Agro”. As cerca de 2 mil produtoras rurais que estiveram no evento que aconteceu em Lins assistiram a palestras de diferentes temas relacionados ao setor, como liderança, gestão, inovação, competência e empreendedorismo.
“Para as mulheres trabalharem no campo é preciso muita fé e coragem. Por isso, hoje é possível estarmos todas reunidas aqui, para romper barreiras cada vez mais”, disse Juliana Farah, vice-presidente das Semeadoras do Agro.
Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, revelou o orgulho da iniciativa de formar um grupo de mulheres, que começou na gestão anterior com Fábio Meirelles, hoje presidente de honra da Federação. “Ele plantou a primeira semente, que deu origem a esse belíssimo trabalho das Semeadoras do Agro”, afirmou Tirso.
Além de Tirso e Juliana, participaram da abertura do evento a deputada estadual Edna Macedo, o secretário estadual de Turismo Eduardo de Lucena, a deputada federal Silvia Waiãpi, o diretor técnico do Sebrae Marco Vinholi, a vice-presidente da Fecomercio Gisela Lucas de Araújo Lopes, e o presidente do sindicato rural de Lins Luís Alfredo Marques. A “humorologista”, palestrante e escritora Maryanna com Y foi a mestre de cerimônias do evento.
Vinholi ressaltou a parceria de sucesso entre a Comissão Semeadoras do Agro e o Sebrae Delas. “É um trabalho desbravador em todo o estado de São Paulo, pela valorização do trabalho da mulher no empreendedorismo do campo”, apontou.
A deputada Edna Macedo declarou conhecer as lutas das mulheres do campo. “A mulher tem o seu valor e deve aproveitar toda oportunidade de progredir, quaisquer que sejam os desafios”, disse.
O Diretor Primeiro Tesoureiro da Faesp, Pedro Lucchesi, revelou a emoção de estar em um evento tão grandioso. “Isso consolida a força da mulher, não só no Agro, mas em todos os segmentos”, declarou.
Gisela, da Fecomercio, lembrou que no passado, o papel da mulher numa empresa ou em qualquer outro lugar era apenas nos bastidores. “Hoje, depois de muito batalharem, elas são líderes e protagonistas”, mencionou.
“Eu que nasci na lavoura, sei o valor da mulher no campo, e ela também precisa saber do valor que ela tem”, afirmou Eduardo Ferraro, vice-presidente da Faesp. A também vice-presidente da Federação, Eneida Ramalho Paschoal, e que também é integrante da Comissão Semeadoras do Agro, explicou alcance que o evento tem para as produtoras rurais. “É um trabalho com as mulheres que tem de ser constante, porque todas nós, mulheres do agro, somos beneficiadas”, afirmou.
A programação do evento teve ainda o painel “A Força Feminina no Turismo Rural”, com mediação da empresária Thereza Collor e a palestra da jornalista e empresária Sirlei Benetti com o tema “Você Nasceu Para dar Certo: Também no Agro”.
A cantora sertaneja Paula Mattos encerrou o encontro em uma conversa inspiradora com as mulheres presentes, com apresentações de músicas de seu repertório.
O Encontro Estadual das Mulheres do Agro é uma ação afirmativa de fortalecimento do empreendedorismo feminino e disseminação da cultura empreendedora no Agronegócio. É uma iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp, e do projeto Sebrae Delas do Sebrae-SP.
Vídeo
Galeria
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- FAESP reúne coordenadores da Comissão de Bovinocultura de Leite, Instituto de Zootecnia da SAA e Revista Balde Branco para debater expansão do Leite A2A2 no estado
- Sistema FAESP/SENAR-SP destaca a vocação empreendedora do Agro paulista na Feira do Empreendedor 2023
- SENAR-SP lança programa Atividades Equestres no Meio Rural Paulista