Concurso de cafés especiais “Cuesta Paulista” de Pardinho e região chega a 6ª edição
Evento busca fomentar a produção local de cafeicultura e impulsionar a região
O concurso de cafés especiais “Cuesta Paulista” de Pardinho e Região chega a sua sexta edição e é uma oportunidade para novos e experientes produtores mostrarem a qualidade excepcional de seus grãos e de conquistarem o reconhecimento do mercado.
Realizado anualmente, o evento busca promover a excelência do café produzido na região e tem como objetivos reconhecer e premiar os melhores grãos, fomentar a cafeicultura sustentável e promover a região como referência em cafés especiais.
Serão avaliados produtos das seguintes categorias: Nano Lote: cafés arábicos peneira 17 acima (lote de 20 kg); Micro Lote: cafés arábicos peneira 16 acima (lote de seis sacas) e Cereja Descascado: cafés arábicos processados pelo método cereja descascado peneira 16 acima (lote de 6 sacas). Todos devem ser provenientes de uma mesma propriedade.
Segundo a produtora Daniella Pelosini, da Associação da Cuesta Paulista, e integrante da Comissão Técnica de Cafeicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), o concurso tem sido importante ao desenvolvimento e ao reconhecimento da região na cafeicultura nacional e serve para mostrar que “a gente tem aqui uma região pequena, com poucos produtores, mas com uma vocação pra fazer cafés especiais tremenda”.
“A ponto de a gente agora estar entrando com a papelada para Identificação Geográfica do café”, completa. Segundo ela, “no concurso os produtores recebem um laudo do café. Nota, toda pontuação, características. Isso é um documento; é o RG do café. E isso é de suma importância.”
Luciane Correia, coordenadora do SENAR-SP no Sindicato Rural de Pardinho, afirma que o concurso tem trazido visibilidade para a região e dá referência para indicação geográfica na produção de cafés especiais.
“A quantidade de municípios participantes da região tem aumentado a cada ano, assim como a qualidade dos cafés. Lembro que no começo os produtores tiravam 80 pontos e achavam bom o café. Hoje consideram notas boas acima dos 85 pontos. A busca pela melhoria contínua do produto tem aumentado cada vez mais”, explica.
As inscrições do concurso e recebimento das amostras serão entre 20/08 a 04/09/2024. Já a prova das amostras será em 13/09 e a divulgação dos classificados em 30/09. A cerimônia de premiação acontecerá no Sítio Daniella, em Pardinho, em 30/11/2024.