Agro World Fórum Discute novos rumos do Agronegócio
Sistema Faesp-Senar/SP apoiou o evento que promoveu integração do setor e discutiu importantes temas pensando no futuro do Agro
A plataforma Agro World, do Grupo Mídia realizou a primeira edição do Agro World Fórum. O evento aconteceu na manhã de ontem no Blue Tree Morumbi, em São Paulo, e contou com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo).
Como aumentar a produtividade no campo? Qual será o diferencial do setor agropecuário nacional na próxima década? Quais os gargalos para a expansão da produção rural? Essas e outras questões foram debatidas e analisadas por especialistas do setor agropecuário, que apontaram novos olhares rumo à sustentabilidade e à eficiência.
Tirso Meirelles falou na abertura do Agro World Fórum sobre a importância de eventos que falem do agronegócio para enfatizar e divulgar a importância do Brasil perante o mundo. “Nosso país está atualizado com as novas tecnologias e cada vez mais preparado para os desafios, fazendo os avanços necessários em temas como sustentabilidade, eficiência e qualidade dos produtos agrícolas brasileiros. E São Paulo, como não poderia deixar de ser, é o estado que lidera esses conceitos”, disse o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP.
Fábio Paarmann, da Superintendência de Agricultura no Estado de São Paulo (SFA-SP), comentou a respeito da vantagem da abertura de novos mercados, diminuindo a dependência de grandes países importadores que costumam fazer muitas e pesadas exigências. “O Ministério da Agricultura tem realizado um intenso trabalho para diminuir o impacto das barreiras tarifárias e fortalecer a Defesa Agropecuária, para garantir a segurança consumidor e a qualidade produtos”, afirmou Paarmann, destacando também os esforços de controle de insumos para o combate a falsificações.
O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal Arnaldo Jardim, participou do debate “Desafios para a Expansão e Financiamento do Agro”. Ele destacou a complexidade do agronegócio que exige evolução na pesquisa tanto de novos cultivares e formas de cultivo como no desenvolvimento de insumos e equipamentos. “O setor tem uma dinâmica muito acentuada, o que dá conta de sua vitalidade. Eventos como esse são importante porque possibilitam as pessoas ficarem mais integradas. O Brasil alimenta boa parte do mundo e agora, através do agro, supre também de energia, com biocombustível e com bioenergia”, mencionou Jardim.
O Agro World Fórum debateu temas sobre Tecnologia no Agro 5.0: Inovação e Produtividade; Desafios da Logística do Agronegócio; Desafios para a Expansão e Financiamento do Agro; e A Contribuição do Agro brasileiro para a Sustentabilidade Global. Além disso, a grade de conteúdo também teve uma apresentação de Juliana Farah, VP do Confem – Fiesp VP da Comissão Semeadoras do Agro.
Deixe seu comentário