Comissão Semeadoras do Agro da FAESP e SEBRAE alinham extensão da parceria para 2024, com previsão de 90 eventos presenciais
Com objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino rural no Estado de São Paulo, entidades se reuniram para apresentação do balanço de 2023 e projeção das atividades para o próximo ano
A Comissão Semeadoras do Agro se reuniu nesta quarta-feira (20) com diretores do SEBRAE para apresentar o balanço de 2023 e o planejamento para as ações em 2024. Durante o encontro, realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), também ficou definida a data para a assinatura da extensão do Termo de Parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP e o SEBRAE para o próximo ano, prevista para acontecer no dia 22 de janeiro. Para 2024, a projeção é a realização de 90 eventos municipais gratuitos e presenciais, que devem reunir 12.500 mulheres e impactar, no geral, mais de 30 mil mulheres paulistas.
Em 2023, por meio da parceria com o programa ‘Sebrae Delas Mulher de Negócio’, a Comissão da FAESP realizou 75 eventos, em 71 munícipios, com a participação de mais de 6.500 mulheres. Além dos módulos ‘Mulheres, descubram-se no campo’, que tem como objetivo promover ações de fortalecimento e empreendedorismo feminino, através de palestras motivacionais e orientativas; e ‘Mulheres, é tempo de semear’, módulo aplicado nos municípios já visitados pela Comissão com o intuito de criar novas conexões e debater os frutos colhidos daquilo que já foi semeado, a Comissão, em parceria com a ONG Orienta Vida e com o Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do SENAR-SP, idealizou e realizou o projeto Semear é Cuidar. Voltado para os cuidados com a saúde física e mental das mulheres do campo, o programa envolveu 19 sindicatos rurais e contemplou 950 mulheres com exames gratuitos para o diagnostico do câncer de mama às mulheres rurais de regiões vulneráveis.
Evidenciando o crescimento da Comissão, em 2022, ano de lançamento da Semeadoras do Agro, foram 29 eventos realizados em 26 municípios e a participação de 2.500 mulheres.
“Em nome do presidente do SEBRAE Manuel Henrique, gostaria de agradecer todo o apoio que estamos recebendo e que fez com que a Comissão Semeadoras do Agro evoluísse e fortalecesse o empreendedorismo rural feminino no Estado. Graças a esse esforço conjunto, a Comissão cresce e apresenta números expressivos ano após ano e, com isso, potencializa a cultura empreendedora entre as mulheres, agregando valor e gerando emprego e renda no campo. E sem o SEBRAE nada disso seria possível”, destacou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.
De acordo com Nelson Hervey Costa, Superintendente do SEBRAE, a parceria com a FAESP é um sucesso, principalmente, devido ao engajamento da Comissão Semeadoras do Agro e à grande participação de mulheres do campo.
“A Comissão demonstrou sua força com o crescimento das atividades e com a capacidade de levar informações e técnicas para milhares de mulheres. Quero parabenizar o envolvimento de todas e dizer que essa participação é a maior forma de empoderamento feminino. Esse é um trabalho que daremos continuidade, pensando inclusive em outros temas de como fortalecer a sucessão feminina no campo”, disse Costa.
Para o Diretor Técnico do SEBRAE, Marco Vinholi, a atuação da Comissão Semeadoras do Agro foi um dos destaques entre as parcerias da instituição em 2023.
“Esse foi um ano muito importante e esse programa apresentou resultados significativos que mostram um grande custo-benefício para o SEBRAE. Tenho uma admiração enorme pelo trabalho das Semeadoras que é feito através de muita transpiração e luta. Fica aqui nosso reconhecimento para esse projeto transformador, que é exemplo para o Brasil e que está fortalecendo o protagonismo das mulheres no campo”, disse Vinholi.
Além da projeção de crescimento nos números de atividades e mulheres impactadas pela Comissão em 2024, Juliana Farah, vice-presidente da Semeadoras do Agro, também anunciou o lançamento de mais um módulo de capacitação que se chamará ‘Mulher, é tempo de colheita”.
“A intenção é seguir valorizando e ampliando a presença feminina na produção rural, agora também com foco na comunicação, mostrando como elas estão empreendendo. Além de, com o apoio do SEBRAE, inserir mentorias e acompanhamentos com técnicos especializados. Assim, vamos não só oferecer capacitações, mas também acompanhar e dar visibilidade para o trabalho realizado por essas mulheres, estimulando o protagonismo feminino no campo”, disse Juliana Farah.
Quem também destacou a importância do SEBRAE para o crescimento da Comissão foi a primeira diretora secretária Adriana Menezes.
“Dos sonhos até a execução foram muitos anos e pessoas que acreditaram na nossa capacidade, entre eles o Dr. Fábio Meirelles, atual presidente da FAESP. Com o apoio do SEBRAE o projeto ganhou robustez e está impactando aquelas que mais precisam, que são as mulheres que vivem no campo”.
Galeria
Para visualizar todas as fotos clique aqui
Deixe seu comentário