Evento em Pardinho orienta produtores rurais sobre recuperação de áreas degradadas
Durante o evento teve início um mutirão para plantio de 6 mil mudas no Sítio Tainã
Conscientizar os pequenos produtores quanto ao reflorestamento e recuperação das áreas degradadas e incentivar a regularização ambiental das propriedades são ações sempre importantes. Em Pardinho foi realizado o primeiro evento destinado a esse tema na região, uma iniciativa do Sistema FAESP/SENARSP-SP e do Sindicato Rural de Pardinho. O Seminário “Recuperação de Áreas degradadas” reuniu produtores rurais no dia 11/02 para um ciclo de palestras no Sítio Tainã.
O evento teve parceria da Empresa APOEMA, que desenvolveu o projeto para reflorestamento e integração do Sítio Tainã ao Corredor Verde da Cuesta. A partir do dia do evento vêm sendo plantadas no sítio 6 mil mudas doadas pela Organização Não Governamental Pardo Vivo – no local foi identificada uma área de pastagem que, devido à topografia e acesso, dificulta a realização de curva de nível, e por isso iniciou-se um processo de erosão, havendo então a necessidade da recuperação do terreno.
A ação foi importante para orientar os produtores da região que têm necessidade de recuperar áreas em suas terras, a fim de conhecerem o processo e fechar parcerias para minimizar os custos dessas ações. No caso do Sítio Tainã, a doação das mudas e o mutirão para o plantio representou uma economia de mais de R$ 30 mil reais, segundo o presidente da ONG Pardo Vivo, Luiz Carlos Cavalchuki.
“Agradecemos Sindicato Rural de Pardinho, à FAESP/SENAR-SP, à ONG Rio Pardo Vivo, aos alunos da FCA Unesp Botucatu. E também a todos que colaboraram com o mutirão para um único objetivo, de cuidar de algo tão primordial para a nossa existência: nossa natureza, nossas matas e águas”, disse Rosely Correa, proprietária do Sítio Tainã.
Galeria
Vídeo
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Nova redação da NR 31 busca desonerar o produtor, pondera especialista durante Webinar promovido pela FAESP
- SENAR-SP e UNISA realizam formatura de instrutores de pós-graduação em saúde rural
- Mesa de Diálogo Regional do Café aborda principais causas de autuações durante a fiscalização no período de safra
Deixe seu comentário