Home » 500 mil doses de tuberculina passam a ser distribuídas para todo o Brasil

500 mil doses de tuberculina passam a ser distribuídas para todo o Brasil

02 de junho, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

Nova liberação de partidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abastece o mercado com tuberculina bovina, utilizado para diagnóstico de tuberculose em animais. Mais de 500 mil doses do insumo produzido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, começaram a ser distribuídas em todo País na segunda-feira, 31 de maio.

A aplicação do produto é obrigatória para o trânsito animal e é fundamental para certificar as propriedades como livres da tuberculose.

Maior prazo de validade

A produção de imunobiológicos do IB, usados para diagnóstico de brucelose e tuberculose em animais, atende ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Desde 2019, o Instituto passa por atualização de seu portfólio, graças a investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os recursos foram fundamentais para que o IB aumentasse, em 2020, o prazo de validade dos frascos de tuberculina para triagem e confirmatório de tuberculose, que passaram a ter dois anos, o dobro do que era disponibilizado anteriormente.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário