15 de outubro: Dia Internacional das Mulheres Rurais
Ao longo dos anos, as mulheres estão ganhando e recebendo cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E no agronegócio não é diferente, a cada dia, estão ocupando mais cargos, gerenciando e administrando tarefas que antigamente eram comandadas apenas por homens. E, como forma de valorização e apoio `as milhares de mulheres que trabalham no meio rural, o Sistema FAESP/SENAR-SP leva capacitação técnica através de palestras e cursos para o desenvolvimento sustentável dos trabalhos e atividades nas comunidades rurais.
Um estudo realizado em 17 países, pela Corteva AgriscienceTM, entrevistou 4.157 produtoras rurais que vivem realidades distintas em cinco continentes diferentes, 433 delas no Brasil. De acordo com a pesquisa, 90% das brasileiras têm muito orgulho de trabalhar no campo ou na indústria agrícola, número que excede a média global de países incluídos na pesquisa. O levantamento também mostra que elas sentem que suas contribuições são fundamentais para alimentar e apoiar suas famílias, comunidades e sociedade.
Especialistas apontam que, no Brasil, a redução das desigualdades e a maior inclusão das mulheres no mercado de trabalho trariam efeitos benéficos para a economia, com potencial para aumentar o PIB em até 382 bilhões de reais.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) afirma que uma melhora no acesso das mulheres à terra, educação, serviços financeiros, tecnologia e emprego rural renderia um aumento significativo da produtividade e produção agrícola, contribuindo para a segurança alimentar, o crescimento econômico e o bem-estar social.
Deixe seu comentário