Um Ano de Pacto por Boas Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente na Cafeicultura Brasileira
A Faesp promoveu o primeiro evento da Mesa de Diálogo Regional do Café
No último dia 30 de agosto, celebrou-se um ano da assinatura do Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas e Garantia de Trabalho Decente na Cafeicultura no Brasil.
Através da instalação da Mesa Tripartite – composta por representantes do Governo Federal, de entidades sindicais dos trabalhadores e patronais, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) –, o acordo tem como missão garantir melhores condições de trabalho ao cafeicultor, prevenindo contratações ilegais e combate ao trabalho análogo à escravidão.
Dentre os principais compromissos do pacto, destacam-se a promoção da conduta empresarial responsável e do amplo diálogo social com todos os atores que possuam ligação direta ou indireta com o desenvolvimento da atividade econômica, a conscientização sobre a formalização de vínculos empregatícios, o combate à discriminação e promoção da igualdade de oportunidades no trabalho, além da erradicação do trabalho infantil.
Para ampliar as discussões, foram instituídas as Mesas Regionais nos principais estados produtores, com o objetivo de aproximar todos os atores envolvidos na cadeia produtiva do café.
A FAESP, cumprindo seu papel institucional, atua na mesa regional, em parceria com a Superintendência do Trabalho do Estado de São Paulo, na defesa dos interesses do setor e na busca de soluções seguras e concretas para o desenvolvimento das relações de trabalho no campo.
Nesse sentido, lembramos que o primeiro evento da Mesa de Diálogo Regional do Café foi promovido por esta FAESP e está disponível em nosso canal de youtube podendo ser acesso pelo link https://www.youtube.com/watch?v=0_ISnAmduP8&t=6843s
Deixe seu comentário