Tradição, inovação e conexão, as boas sementes de 2020
Ao final de um dos anos mais difíceis para a humanidade em todos os tempos, marcado pela gravíssima crise da Covid-19, cabe fazer justiça às mulheres e aos homens do campo. Produtores e trabalhadores não se intimidaram frente ao inimigo invisível, não se curvaram ante as adversidades e lutaram com muita resiliência e determinação para manter funcionando a cadeia de abastecimento. Graças à sua heroica mobilização, não faltaram alimentos e o agronegócio brasileiro seguiu gerando empregos, renda, quebrando recordes na produção de grãos e biocombustíveis, bem como sendo fundamental para que nossa economia não tivesse desempenho ainda pior e para o superávit de nossa balança comercial.
Ênfase, também, para os sindicatos rurais, que participaram de modo significativo desse esforço, proporcionando suporte e subsídios aos agropecuaristas. Nossa estrutura associativa no Estado de São Paulo mostrou o quanto é importante a união e a sinergia e, sobretudo, como é bom saber que não se está sozinho nos momentos mais difíceis e nas travessias das tempestades. Com certeza, demos um grande exemplo ao Brasil!
A força do associativismo, que soma a energia e capacidade de todos os produtores, foi decisiva para ações realizadas pela FAESP e os sindicatos rurais, a começar por nossa mobilização política em favor do cumprimento integral dos repasses relativos à subvenção do prêmio do seguro rural, em defesa do setor no âmbito das reformas tributárias federal e do governo paulista e em todas as frentes nas quais se fez necessária que se ouvissem as vozes e clamores do campo.
Destaque, ainda, para iniciativas como a “Pertinho de Casa” que, sem fins lucrativos, conectou produtores rurais e pequenos varejistas aos compradores. Tudo sem custos e taxas de utilização, tanto para quem vende quanto para quem compra, agilizando e barateando o processo de comercialização dos produtos, que as pessoas podem adquirir remotamente em estabelecimentos próximos de suas moradias. Ajudamos muitos produtores e produtoras.
Produzimos, ainda, mais de três milhões de máscaras, feitas por costureiras e instrutoras do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-São Paulo). O projeto, integrado com os sindicatos ligados à FAESP, contribuiu para a proteção de trabalhadores rurais contra o contágio. Também contemplou profissionais de santas casas de misericórdia de municípios paulistas e gerou renda para numerosas mulheres, muitas delas chefes de família. Também mobilizamos prefeituras e a população para que fosse dada preferência ao abastecimento de frotas e veículos particulares com etanol, contribuindo para que o produto não tivesse crise de demanda num momento de grande redução da circulação.
Cabe ressaltar, ainda, o trabalho realizado no contexto do aporte de tecnologia no campo, uma tendência crescente no País. Nesse sentido, merece destaque, com o lançamento na Feira do Empreendedor 2020 Digital, o Armazém Rural SP, uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP, visando promover a aproximação dos produtores com seus potenciais consumidores, por meio de um canal direto, sem intermediadores. Na plataforma, podem ser divulgados serviços e produtos agropecuários, como objetos de decoração, selaria, artesanato, geleias, queijos artesanais e exposição de negócios voltados ao lazer no campo, como o turismo rural. Neste momento de transformação digital, vender sem o atravessador é algo importante.
Nosso sistema associativo também acompanha e apoia importante iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Sebrae-SP e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se de um levantamento on-line sobre tendências, desafios e oportunidades em agricultura digital. Objetivo é saber de que forma as tecnologias como os aplicativos de celular, programas de computador, sensores, imagens de satélites, vants e drones são utilizados atualmente no planejamento agrícola, manejo, colheita, comercialização e transporte de insumos e da produção agropecuária. Os resultados orientarão novas pesquisas e inovações, além de ajudar nas estratégias de fortalecimento de pequenos negócios que ofereçam soluções digitais para agregação de valor e aumento da competitividade e sustentabilidade da atividade agrícola. Estamos mobilizados no sentido de contribuir para que todos esses avanços cheguem cada vez mais ao campo.
Agradecemos aos produtores, aos sindicatos e seus diretores, aos trabalhadores rurais, colaboradores, dirigentes e executivos do Sistema FAESP/SENAR-SP. Juntos, enfrentamos com muita determinação e êxito as adversidades duríssimas impostas pela pandemia.
Em 2021, o desafio continua. Assim como o nosso empenho para renovar as esperanças e nos unirmos em prol do vislumbre do que podemos nos tornar. Nossa garra e inesgotável proatividade, inerentes ao DNA do agro, é o que nos mantém receptivos às atividades de aprimoramento tão necessárias para a implementação das melhorias importantes para ir além a sobrevivência, e garantir o nosso desenvolvimento como forte nação agropecuária.
Se há algo que sintetiza a luta da civilização contra o novo coronavírus é a força e a coragem que brotam da terra.
Aos protagonistas dessa aventura humana, nosso respeito, gratidão e o desejo de que o Natal do menino Jesus revigore nossas forças e que todos tenham novo ano abençoado, feliz, pleno de saúde, sucesso e prosperidade.
Com esse espírito de renovação e movidos pela certeza da chegada de dias melhores é que reitero o nosso compromisso e apoio aos produtores rurais. Venceremos juntos!
Forte abraço!
Fábio de Salles Meirelles
Presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP
Compartilhe
Artigos relacionados
- Presidente do Sindicato Rural de Caconde assume nova gestão 2020/21 da Câmara Setorial de Café da SAA
- Equipe Gestora Estadual do PNEFA discute modelo de arrecadação para o fundo indenizatório
- Projeto de Organização Comunitária Rural Paulista Contra o Novo Coronavírus chama atenção no interior paulista
Deixe seu comentário