Sustentabilidade realiza foruns e palestras para produtores rurais
Temas como regularização ambiental e gestão de risco em imóveis rurais, entre outros, foram abordados por lideranças e representantes governamentais e entidades do setor produtivo

Embora o número de incêndios em imóveis rurais tenha sido reduzido em 2025, o Departamento de Sustentabilidade da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), trabalhou durante todo o ano em palestras e fóruns sobre regularização ambiental, prevenção e combate ao fogo no meio rural e segurança no campo. O departamento desenvolveu diversas atividades com ações de orientação técnica e capacitação aos Sindicatos Rurais, análises técnicas sobre temas específicos, políticas públicas, programas, planos, projetos, regulamentos e procedimentos técnicos de interesse do produtor rural.
Em relação à Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais, destaca-se a continuidade do trabalho de capacitação e orientação aos sindicatos rurais associados. Em 2025, foram realizados 11 treinamentos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Regularização Ambiental do Imóvel Rural – Módulo 1, alcançando 59 sindicatos rurais e 130 participantes. Além disso, iniciou os treinamentos da Regularização Ambiental do Imóvel Rural – Etapas de Regularidade dos Passivos, com a realização de um treinamento no Sindicato Rural de Palmital, com 25 participantes de 12 sindicatos rurais.
O Fórum de Sustentabilidade da Faesp teve como foco temas relacionados à COP30, promovendo cinco eventos (sendo quatro online e um presencial), abordando as temáticas de Crédito de carbono e certificações ESG; Bioinsumos; Construção da Pauta do Agro Paulista para a COP30; e Os desafios Climáticos na Transformação do Agro, com a presença de representantes de universidades, de órgãos de governo e de entidades representativas do agro.
Já sobre as medidas preventivas e combate a incêndios florestais, por meio do Grupo de Trabalho Faesp sobre Incêndios Florestais, o Departamento de Sustentabilidade promoveu o diálogo institucional e cooperação intersetorial com vistas a orientar sindicatos rurais e produtores , buscar soluções técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais; e contribuir para a regulamentação estadual sobre prevenção e combate a incêndios , de forma alinhadas à realidade do setor agropecuário paulista. Destaca-se a realização do evento “Inovação no Enfrentamento aos Incêndios Florestais e Segurança no Campo, realizado na sede da Federação no mês de dezembro, que reuniu Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Segurança e entidades do setor produtivo.
O trabalho técnico, com vistas a defesa dos interesses do setor, também foi realizado por meio da participação junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e às Comissões Técnicas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), bem como nas comissões e grupos de trabalho da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Instituto Pensar Agro (IPA).
O Departamento de Sustentabilidade realizou uma ampla pesquisa junto aos Sindicatos Rurais, abordando a participação em colegiados, percepção sobre preocupações e riscos ambientais; e segurança rural. O resultado desse levantamento servirá de base para o planejamento das atividades durante o ano de 2026.
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados



Deixe seu comentário