Soja: vazio sanitário, calendário de plantio e cadastro são temas de evento realizado pela FAESP
Assista à palestra virtual que ensina passo a passo ao produtor paulista como se manter em dia com a exigência de cadastrar as unidades produtoras de soja no GEDAVE
Com o plantio da soja em andamento – o calendário de semeadura para a oleaginosa no Estado, referente à safra 2023/2024, vai de 16/09/23 (data de início) a 24/12/23 (data de término) – a FAESP realizou em 26/09 evento online, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP), prestando orientações sobre o cadastro obrigatório das lavouras de soja no GEDAVE: sua importância e como realizar. Os produtores, independentemente do tamanho da área, são obrigados a informar no GEDAVE a data de plantio de suas áreas em até 15 dias após o término da semeadura da soja.
A palestrante foi a gerente do Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária da CDA-SAA/SP, Jucileia Irian dos Santos Wagatsuma. Os participantes – produtores e cooperativas, técnicos e sindicatos rurais – tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas e aprender, passo a passo, em uma simulação em tempo real, como cadastrar todos os dados no GEDAVE. Veja nas imagens abaixo alguns tópicos que foram explicados durante a palestra e assista também ao vídeo completo.
Durante a palestra foi divulgado a pesquisa que a CDA/SAA-SP está realizando junto aos produtores de soja e demais agentes, para levantar opiniões que possam subsidiar tecnicamente propostas de alteração dos períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja no Estado de São Paulo, junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), se assim representar a necessidade do setor produtivo, em atenção às prerrogativas do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).
A FAESP reforça a importância de participação dos produtores nessa pesquisa, que pode ser respondida neste link: https://forms.gle/mKct6itmiTasq7uP7.
As informações e todo o conteúdo da palestra podem ser vistos no vídeo abaixo:
Deixe seu comentário