Promoção Social
As ações de Promoção Social têm caráter educativo, preventivo e econômico e visam ao processo de desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais da família rural, em uma perspectiva de melhor qualidade de vida, consciência crítica, inclusão social, responsabilidade socioambiental e de participação na construção da vida na
comunidade rural.
Tais ações têm também o caráter de instrumentalidade da Formação Profissional Rural (FPR), sensibilizando para a importância de participar desses programas. Consideram, ainda, o aspecto da complementaridade à FPR, ao somar conhecimentos entre as áreas.
A quem se destina
Nas ações de Promoção Social o público-alvo abrange toda a família ligada ao meio rural.
As ações são planejadas de modo a atender todas as faixas etárias, pessoas da 3ª idade e portadores de necessidades especiais, de acordo com as condições específicas e objetivos necessários para cada ação
Linhas de ação
Alimentação e Nutrição
As atividades são voltadas para o consumo familiar e têm o caráter educativo, preventivo e de complementaridade às ações de Formação Profissional Rural.
Permitem a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e contribuem para que tenham ganhos econômicos indiretos, à medida que possibilitam a redução de despesas familiares com alimentação.
A família rural é orientada sobre como utilizar todas as partes nutritivas dos alimentos com técnicas adequadas, aproveitando as potencialidades e as tradições regionais.
Os temas desta Linha de Ação também complementam as ações do Programa Turismo Rural que valorizam os costumes e recursos locais, assim como do Programa Promovendo a Saúde no Campo que trabalha a nutrição.
Apoio às Comunidades Rurais
Visa despertar o indivíduo para o exercício da cidadania, levando-o a uma maior integração na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade, como cidadão produtivo e responsável.
O SENAR-AR/SP desenvolve uma ação especial denominada “Mutirões de Cidadania no Campo” por meio do qual são contempladas atividades voltadas às comunidades rurais no que diz respeito à cidadania, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, considerando os aspectos educativos e preventivos.
Artesanato
Visa difundir técnicas variadas para a produção do artesanato tipicamente rural, valendo-se da matéria-prima local que é proveniente de subprodutos da agricultura e da pecuária devidamente aproveitados. Procura aprimorar a qualidade da produção artesanal local, conservando as características e expressões culturais.
As atividades são desenvolvidas de forma sustentável, com vistas à preservação ambiental, permitem a difusão cultural e proporcionam renda extra no orçamento familiar do homem do campo.
As ações podem complementar o Programa Turismo Rural, que buscou a atividade artesanal para retratar o cotidiano e a história das pessoas que costumam confeccionar artefatos de utilidade doméstica e/ou para a lida rural, ou ainda objetos para decoração.
Cultura, Esporte e Lazer
Esta linha de ação tem caráter cultural, educativo e recreativo, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, pessoal, social e cultural.
Destacam-se as atividades em que o interesse pela história e os aspectos culturais relevantes dos municípios transformam-se em motivação para a valorização da cultura local, repassando aos amigos, familiares e jovens a importância de conhecer suas raízes.
Na área de esporte e lazer são contempladas ações educativas e preventivas, respeitando-se as características locais, vislumbrando a qualidade de vida por meio do desenvolvimento de modalidades esportivas e de lazer, permitindo a melhoria da saúde física, mental e social.
A prática de atividades de esporte e lazer favorece a integração e desperta, no grupo, a necessidade da aplicação de princípios como espírito de equipe e disciplina. Também promove a socialização, propicia a elevação da autoestima, o desenvolvimento físico e motor, além de estimular a manifestação cultural e de lideranças.
Esta linha de ação também contempla o Programa Ciranda de Esporte e Lazer Rural, que visa ao desenvolvimento de atividades voltadas ao esporte, lazer e cultura, tendo por temas norteadores a saúde, a preservação ambiental, a integração e inclusão social e a cultura da paz e não violência.
Educação
Educação é o processo de desenvolvimento do homem do campo visando ao reconhecimento e ao desenvolvimento de suas habilidades básicas e de gestão, possibilitando o despertar de sua consciência crítica e a participativa para o enfrentamento das situações da vida como trabalhador e cidadão.
O Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais sem Escolaridade integra essa linha de ação e baseia-se nos princípios filosóficos de Paulo Freire. Visa desenvolver habilidades culturais e sociais para que os educandos alcancem melhoria na qualidade de vida, com vistas à sua aplicabilidade na profissionalização e na inclusão social.
Organização Comunitária
As atividades relacionadas à linha de ação Organização Comunitária visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida, permitindo, ao indivíduo e ao grupo, a aquisição de conhecimentos práticos de como se organizar para a resolução de seus problemas.
A organização comunitária para o meio rural possibilita:
- Resgatar e manter os vínculos sociais;
- Construir a cidadania por meio da participação social;
- Conhecer e difundir a cultura local;
- Aprender a preservar o meio ambiente;
- Explorar e utilizar os recursos naturais, materiais, físicos, humanos e financeiros para o desenvolvimento próprio e social mais amplo;
- Melhorar a qualidade de vida no que se refere à saúde, educação, profissionalização, conhecimento profundo da realidade socioeconômica, entre outros aspectos;
- Satisfazer suas necessidades por meio do relacionamento entre as pessoas e entre as organizações públicas e/ou privadas;
- Fixar o homem no campo;
- Informar sobre as diferentes formas de organização comunitária;
- Sensibilizar o público-alvo para a importância da organização comunitária.
As atividades são desenvolvidas de forma participativa. Podem ser atos preparatórios para a Formação Profissional Rural do SENAR-AR/SP à medida que estimulam e orientam grupos de trabalho, produção, comercialização e outros que reflitam a realidade comunitária.
Saúde
Desenvolve ações de caráter educativo e preventivo na área de medicina preventiva.
Faz parte dessa linha de ação o Programa Promovendo a Saúde no Campo com ações voltadas à saúde preventiva.
Programas
- Alfabetização para Trabalhadores Rurais sem Escolaridade
- Atividades Equestres no Meio Rural Paulista
- Bordando e Tecendo a Arte no Meio Rural
- Ciranda de Esporte e Lazer Rural
- Inclusão Digital no Campo – INDICAM
- Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural
- Promovendo a Saúde no Campo
Ação Especial
Mutirões de Cidadania no Campo
Objetiva orientar e informar o público rural a respeito de seus direitos e deveres básicos para que possam exercer sua cidadania.
Trata-se de uma ação comunitária que envolve todos os setores da sociedade para a consecução das ações, desde o poder público local, regional e estadual, até empresas privadas, ONG’s, entidades de classe, profissionais de diversas áreas e a própria comunidade rural.
Certificação
Nas ações de Promoção Social é fornecido CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO que atesta a participação de uma pessoa que tenha obtido frequência mínima de 80%.
Modelo do Certificado