Sistema FAESP-SENAR/ SP apoia Fórum Regional de Inovação Agropecuária
A Prefeitura de Piracicaba, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ Universidade de São Paulo), Coplacana e Sebrae realizam no dia 12 de março, a partir das 13h00, o Fórum Regional de Inovação Agropecuária (FIA). O evento acontece no Anfiteatro do Centro Canagro José Coral.
Por meio de palestra, oficinas e painéis, o FIA reunirá agendas estratégicas de inovação tecnológica alinhadas ao constante crescimento do agronegócio. Trata-se de uma plataforma de interlocução entre o Governo e a Sociedade, qualificando debates amparados por dados científicos, que pretendem garantir maior visibilidade ao país, acelerando a exportação de modelos tecnológicos brasileiros para a agropecuária, estimulando investimentos.
Outra ação está ligada à promoção dos Polos Tecnológicos Agropecuários, que terão como finalidade estimular e fomentar coordenadamente a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novos negócios a partir da mobilização de universidades, instituições científicas e tecnológicas, empresas e produtores rurais, empresas nascentes de base tecnológica (startups e spinoffs), empresas ofertantes de tecnologia, entidades do Sistema S e órgãos ou entidade da administração pública federal, estadual ou municipal, entre outros.
Outro objetivo do Fórum é, também, identificar as dificuldades e oportunidades para promover o ambiente de inovação agropecuária por meio de debates com atores regionais para qualificar a tomada de decisão dos rumos da agricultura brasileira, no cumprimento do desafio nos próximos anos de aumentar a produção agrícola nacional, por meio da tecnologia e da inovação.
“O desafio é aumentar em cerca de 80% a produção agrícola nacional, por meio de tecnologia e inovação, até 2050”, ressalta Luís Cláudio Rodrigues de França, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para o professor Durval Dourado Neto, diretor da Esalq/USP, “o Fórum é uma oportunidade para o debate sobre as tecnologias já disponíveis em agricultura digital, bem como sobre os desafios, oportunidades e metodologias para desenvolver soluções inovadoras sustentáveis e ações de empreendedorismo para transformação do conhecimento em riqueza para o bem comum de toda sociedade”.
Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP, revela que a sustentabilidade da atividade agropecuária está diretamente ligada ao aprimoramento da competitividade de todos os elos envolvidos no agronegócio. “Este fórum vai integrar esforços e conhecimentos para identificar oportunidades de desenvolvimento de soluções para o produtor rural, além da aproximação entre diversos agentes envolvidos no ecossistema”, analisa Meirelles.
O Fórum tem apoio da Afocapi, Avance, Casa do Produtor Rural da Esalq/USP, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), EsalqTec – Incubadora Tecnológica, Faesp/Senar, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Sindicato Rural de Piracicaba e Região (Sindirp).
Serviço
Fórum Regional de Inovação Agropecuária (FIA). Dia 12/03. Credenciamento a partir das 13h00, no anfiteatro do Centro Canagro José Coral, avenida Luciano Guidotti, 1.937, Caxambu, Piracicaba. Inscrições online podem ser feitas no link bit.ly/ForumInova. Informações pelo telefone (19) 3401-2200.
Deixe seu comentário