Sistema Faesp-Senar-AR/SP promove inclusão digital no campo
O trabalho no campo não está alheio à transformação digital. O uso da internet está cada vez mais presente em uma infinidade de procedimentos do ambiente rural, desde o georreferenciamento da propriedade, aquisição de crédito bancário, emissão de guias (como a GTA), elaboração do Cadastro Ambiental Rural, até mesmo a emissão de uma nota fiscal eletrônica. Todas essas ações dependem da informática, que hoje pode incluir o uso do computador, celular, drone, GPS ou tablet.
Foi pensando nesse desafio que o Sistema Faesp-Senar-AR/SP iniciou o Programa de Inclusão Digital no Campo (INDICAM), com aulas sobre o “bê-a-bá” do computador como ferramenta de trabalho, internet, além de cursos de Excel, voltado para planilhas e controles, e de Word, utilizado na elaboração de documentos de textos, como ofícios e cartas.
O INDICAM destina-se às pessoas a partir de 14 anos, mas o foco principal está no produtor e no trabalhador rural adulto. Os jovens nasceram imersos nessa realidade e costumam utilizar o computador e dispositivos digitais diariamente. O propósito do Senar-AR/SP é que o adulto também se aproveite da tecnologia para facilitar o seu trabalho no campo.
Por ser uma mudança de comportamento, ações adicionais também foram implementadas para reforçar o uso de canais digitais. Os treinamentos para os instrutores do curso de viola caipira, artesanato, atividades equestres e do próprio INDICAM têm sido realizados via videoconferência, assim como algumas reuniões com os coordenadores dos Sindicatos Rurais.
Outras ações também ganharam vida como a inserção das oficinas Mundo Digital no Programa Ciranda de Esporte e Lazer Rural e no Mutirões de Cidadania no Campo. O Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais sem Escolaridade passou a receber orientações sobre o uso de recursos digitais.
O uso da tecnologia é irreversível e, como órgão de educação, o Senar-AR/SP tem a missão de cada vez mais aproximar o homem do campo do mundo digital. Essas mudanças terão benefícios práticos na vida do produtor, que se sentirá mais confiante e capaz para utilizar a tecnologia.
Deixe seu comentário