Home » Setor mantém mobilização para preservar o Funcafé

Setor mantém mobilização para preservar o Funcafé

05 de março, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Atendendo a uma solicitação do Conselho Nacional do Café (CNC), produtores, sindicatos rurais, associações e cooperativas associadas realizaram uma mobilização no sentido de contatar os senadores de suas bases para que o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) seja excluído do texto da Proposta de Emenda à Constituição que trata da desvinculação dos fundos públicos, a PEC 187/2019, e, consequentemente, a atividade tenha preservada sua principal fonte de recursos exclusivos ao setor.

Nas redes sociais, o discurso também ganhou corpo, com um envolvimento, somente na última semana, de mais de 16 mil pessoas em postagem que convoca o setor e da a orientação das ações a serem adotadas para a preservação do Fundo.

“Temos realizado diversas atividades no sentido de obter a exclusão do Funcafé da PEC 187 ainda nos trâmites do Senado. Nosso Fundo tem aplicação superior a 80% em suas linhas de financiamento e executa praticamente 100% de suas despesas discricionárias”, informa o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

Ele completa que o Funcafé não é realimentado há 15 anos, não tendo, portanto, fonte de receita de contribuições específicas. “Isso faz com que o Fundo não seja responsável pelo excesso de vinculação de receitas que dificulta a gestão fiscal do País”, argumenta.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário