Setor leiteiro paulista se reúne em Batatais com festa de quase meio século
Evento, realizado pelo Sindicato Rural em parceria com a prefeitura, vai até domingo

A Festa do Leite de Batatais, realizada há quase cinco décadas no Centro de Eventos Antônio Carlos Prado Baptista, pelo Sindicato Rural em parceria com a prefeitura, representa muito mais do que música e diversão — ela é a expressão da vocação agropecuária da região. Esse evento tradicional proporciona intercâmbio técnico entre produtores, por meio do Torneio Leiteiro Nacional Multirraças “Gilberto Meirelles” e da Exposição Regional do Cavalo Mangalarga Marchador, consolidando o papel do município como referência no setor leiteiro.
Para o coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Luiz Otávio Motta, esse é um evento de grande importância para o setor paulista, permitindo a troca de informações entre os produtores. Além disso, a Festa do Leite envolve palestras, cursos e demonstrações práticas em áreas como processamento artesanal de leite e manejo animal, fortalecendo a cultura de inovação rural.
“É sempre importante mostrar o que está acontecendo no setor, reunir produtores e trocar informações. Todo evento técnico tem o grande objetivo de conexão, de definir se as demandas são comuns a todos, padronizar as reivindicações para que a pecuária leiteira caminhe na mesma direção e esse é um dos maiores eventos do estado”, frisou Luiz Otávio Motta.
O caráter comunitário também é valorizado, com programação voltada a famílias e a todo tipo de público. A festa inclui atrações para crianças — como concurso de cães e espaços infantis — e garante acesso gratuito em dias específicos, promovendo inclusão. Essa combinação de acesso aberto e estrutura familiar contribui para a formação de memórias e o fortalecimento do laço social entre a população local, além de atrair visitantes de toda a região.
“O torneio leiteiro, que sempre foi o grande atrativo do evento, começou nas fazendas. O sindicato trouxe para a cidade, para ficar mais acessível a todos e temos registro de dois recordes sulamericanos de produção de leite no evento. Nós, que somos descendentes de produtores de leite, nos orgulhamos do evento e sabemos que ele representa hoje um espaço importante para a troca de experiências, através de palestras, por exemplo”, explicou Luiz Roberto Marques, presidente do Sindicato Rural de Batatais.
Sobre o impacto econômico e turístico, a Festa do Leite movimenta diversos setores da cidade — da rede hoteleira ao comércio local, da gastronomia ao artesanato —, gerando milhares de empregos temporários e ampliando a renda da população.
“Esse é um evento tradicional no interior paulista, que reforça a importância do setor leiteiro no estado e contribui para o turismo rural, atraindo milhares de pessoas para a cidade. Ao fortalecer a vocação regional, a festa, que chega a seu 48º ano, abre espaço para a construção de uma bovinocultura cada vez mais forte”, concluiu Tirso Meirelles, presidente do sistema Faesp/Senar.
Serviço
48ª Festa do Leite de Batatais (9 a 13 de julho de 2025)
Local: Centro de Eventos “Antônio Carlos Prado Baptista”
No dia 13 a entrada é gratuita
Ingressos para os demais dias: https://q2ingressos.com.br/

Compartilhe
Tags
Artigos relacionados



Deixe seu comentário