Home » Setor de hortifruti, pós decreto de isolamento, sofreu impacto inicial da ordem de 70%

Setor de hortifruti, pós decreto de isolamento, sofreu impacto inicial da ordem de 70%

09 de junho, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

A CEAGESP e EMBRAPA lançaram cartilha gratuita com dicas de consumo na quarentena. Em tempos de pandemia, frutas e verduras são itens indispensáveis na alimentação e para uma boa saúde. Porém, por ocasião da quarentena, faz-se necessário um bom planejamento para otimizar as compras e evitar as freqüentes idas ao supermercado e feiras.

Pensando nisso, a CEAGESP e a EMBRAPA criaram uma cartilha gratuita para orientar os consumidores nesse momento. O objetivo é auxiliá-los na escolha de quais frutas e hortaliças mais adequadas para o consumo, como melhor aproveitá-las, além de ensinar a forma correta de higienizar e armazenar esses alimentos.

Segundo análise da Comissão especial de Hortaliças, Flores e Orgânicos da FAESP, do ponto de vista técnico e informativo a cartilha atende ao seu objetivo, mas, para uma fácil leitura, seria necessário dividir o encarte, pois desta forma teria um “folder” mais leve de ler e mais chamativo para a leitura.

“O grande problema é condensar as informações em cartilha: mas ela é excelente para quem vai comprar. Quanto à conservação, as dicas orientativas são ótimas. O setor de hortifruti, tirando a primeira e segunda semana pós decreto de isolamento, sofreu impacto inicial na ordem de 70%, mas no início da terceira semana o mercado consumidor voltou com consumo acima do que é para época , resultado do clima mais ameno para calor.”

A cartilha traz algumas dicas simples para os consumidores. O objetivo é auxiliá-los no melhor aproveitamento dos produtos, bem como na higienização e no armazenamento. Entre as opções de compras, é mostrada a diversidade de frutas e hortaliças, e cada uma delas possui características distintas de produção e conservação, afinal, são produtos perecíveis, a não ser que sofram algum tipo de tratamento após a colheita (que permita prolongar a vida útil, geralmente mais curta que um produto como processado, congelado.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário