SENAR-SP realiza treinamento virtual com instrutores sobre Técnicas de Prevenção e Combate a Incêndio no Campo
Para atualizar os instrutores, responsáveis em levar o conhecimento técnico aos nossos produtores rurais, é que o departamento de Promoção Social do SENAR-SP realizou no dia 11 de setembro um treinamento online sobre os novos requisitos para o “Curso de Incêndio: Prevenção e Combate no Campo”.
O encontro virtual teve como foco a reciclagem de instrutores, uma vez que por ser um programa de alto risco, é fundamental que o tema esteja sendo revisado e atualizado constantemente, visando a segurança do ser humano, preservação ambiental e patrimonial.
Entre as atualizações, foi destacado que a partir de janeiro de 2021, os instrutores devem possuir certificado de curso de brigadista de no mínimo 16h, em locais devidamente cadastrados e habilitados, com o tempo de realização inferior a 6 meses. E a partir de janeiro de 2022, essa medida se mantém, com a adição de que, em todos os meses de janeiro subsequentes, os instrutores deverão apresentar os referidos certificados sobre o tema.
Também foi ressaltado aos instrutores, sobre a importância de seguir todas as orientações da cartilha do SENAR-SP, para garantir a segurança coletiva.
A reunião, idealizada por Fábio Meirelles presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, também tratou de assuntos como os tipos de vegetação que podem ser impactadas por um incêndio e sobre questões climáticas, que agravam a situação. Na ocasião, os instrutores ainda puderam tirar dúvidas quanto aos equipamentos de segurança e maneiras adequadas em casos de risco. O curso tem reconhecimento nacional devido a sua alta qualidade.
Segundo o departamento de Promoção Social do SENAR-SP, assim que a pandemia causada pelo Novo Coronavírus estiver sob controle, a reciclagem terá continuidade em um encontro presencial, onde os instrutores colocarão em prática as orientações dadas durante a webconferência.
Deixe seu comentário