SENAR-SP realiza curso de cachaça no Sindicato Rural de Jundiaí
O Sindicato Rural de Jundiaí realizou na última semana, até 20 de outubro, o Curso de Produção de Cachaça do SENAR-SP com participantes da região interessados em produzir a bebida como diversificação das atividades e para agregar valor ao produto.
O curso de Produção de Cachaça tem por objetivo apresentar o passo a passo de todo o processo para a produção da bebida. Em cinco dias de aulas teóricas e práticas, os participantes aprendem sobre a recepção da matéria-prima até a obtenção do produto final. Além dessas informações, também são ensinados os tipos de cachaça existentes de acordo com a legislação brasileira, o processo de padronização e controle de qualidade do produto, bem como alternativas para o aproveitamento dos resíduos.
Ainda, o processamento artesanal de cachaça é bastante valorizando pelos apreciadores da bebida. Ademais, o curso possibilita aproveitamento do excedente da produção e ganho econômico aos participantes à medida que evita desperdícios da matéria-prima. Para a comercialização, deve-se atender à legislação vigente, respeitando-se as exigências sanitárias.
Vale lembrar que o presidente do Sindicato Rural de Jundiaí e 1º tesoureiro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Luiz Sutti, também produz e comercializa cachaça artesanal, sendo popular na região.
Os cursos do SENAR-SP estão sempre visando proporcionar aos trabalhadores e produtores rurais um aprendizado simples e objetivo das práticas agro-silvo-pastoris e do uso correto das tecnologias mais apropriadas para o aumento da sua produção e produtividade.
Galeria de imagens, clique aqui.
Deixe seu comentário