SENAR-SP promove treinamento de coordenadores e instrutores para o programa Inclusão Digital no Campo (INDICAM)
O INDICAM é um programa ofertado pelo SENAR-SP nas modalidades presencial e online para produtores rurais de todo o estado de São Paulo. Para instruir o colaborar para a capacitação da população rural, os instrutores e coordenadores do programa são atualizados e instruídos minunciosamente.
Nos primeiros treinamentos deste ano, para coordenadores e instrutores do Programa Inclusão Digital no Campo – INDICAM foram reforçados os conteúdos e metodologia do Programa, os regramentos institucionais, protocolos sanitários referentes à COVID-19, a participação efetiva dos mobilizadores dos Sindicatos Rurais/Outras Instituições junto às comunidades rurais e as parcerias.
Os Instrutores cadastrados no Programa INDICAM Online foram convidados a dar um feedback sobre as atividades piloto realizadas em 2020 pelos Sindicatos de Guaíra, Arealva e Pardinho. Houve relatos também das atividades na modalidade presencial que ocorreram durante o ano inteiro.
O programa
O Objetivo do Programa é colaborar para a inserção do público ligado ao meio rural na sociedade da comunicação e informação digital, proporcionando vivências e informações do cotidiano.
As aulas na modalidade online são realizadas em 53 horas, e por meio da ferramenta Microsoft Teams, que permite o acesso de maior número de pessoas do meio rural às ações institucionais. Na forma presencial as aulas são feitas em 48 horas.
Os conteúdos possuem baixa complexidade para permitir o acompanhamento do público alvo que, em muitos casos, apresentam certas dificuldades com o mundo digital. Todos os módulos possuem cartilhas e os alunos recebem também pen drives para a realização de atividades que são passadas em todas as aulas.
É utilizada a metodologia ativa no desenvolvimento do Programa, onde o aluno é capaz de construir seu próprio conhecimento, superar as barreiras, quebrar tabus da desigualdade e possibilita a inclusão digital à medida que contribui para a inserção dos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares na sociedade da informação digital, no mercado de trabalho ou aperfeiçoamento profissional, impulsionados pelos conhecimentos tecnológicos adquiridos, orienta quanto ao uso adequado e eficiente das tecnologias da informação, incentivando-os a conhecer e explorar o Mundo Digital.
Os objetivos do Programa são atingidos à medida que desperta o interesse do homem do campo, abre novas perspectivas e potencialidades, contribui sensivelmente para a melhora da vida cotidiana e acesso tecnológico.
Compartilhe
Artigos relacionados
- Comissão de Cana-de-Açúcar e Energia Renovável da FAESP debate alternativas para melhorar a remuneração do fornecedor de cana e aumentar a competitividade do etanol
- FAESP Informa: Conta de luz com bandeira vermelha em dezembro impacta setor agropecuário
- Produtores rurais devem reforçar as medidas de prevenção contra a influenza aviária
Deixe seu comentário