SENAR-SP leva tecnologia ao campo e inspira produtores rurais a investirem no futuro
O Programa Inclusão Digital no Campo (INDICAM) da área da Promoção Social do SENAR/SP, disponibilizado nas modalidades online e presencial, promove a inclusão digital e contribui para a inclusão digital do público do meio rural. Dentre outras tecnologias, faz parte do conteúdo do programa a explicação do que é drone e sua importância no agronegócio e na vida em geral, tecnologia raramente vista pelos participantes.
O Programa utiliza metodologia ativa, onde o aluno é incitado a construir seu conhecimento, superar barreiras e diminuir a desigualdade social e digital. Assim, esses produtores são capacitados quanto ao conhecimento e a importância das tecnologias da informação e a conhecer e explorar o mundo digital.
Sucesso em General Salgado
Em General Salgado, interior de São Paulo, o programa INDICAM foi realizado com o SENAR-SP e o Sindicato Rural, em parceria com o Grupo Nova Aralco. O programa, voltado para os colaboradores em treinamento do período da entre safra da cana- de- açúcar contou com um drone, tecnologia que tem apresentado resultados altamente satisfatórios para a agricultura de precisão.
“Utilizamos o drone como ferramenta de trabalho nas aulas práticas, que hoje é uma das tecnologias mais procuradas em diversos setores e um grande aliado dos produtores e empresas rurais” explica Alessandro Aparecido de Oliveira, Coordenador do SENAR-SP. “O drone captura imagens de alta resolução através de câmeras e softwares específicos, cobrindo grandes áreas em um único voo e com baixo custo operacional, destacando quais pontos necessitam de uma análise minuciosa com mais detalhes e precisão”, fiinaliza.
O instrutor do programa, Roberto de Souza Moraes Junior, também comentou a importância das aulas utilizando-se, dentre outras tecnologias, o drone: “Expliquei para os alunos que no campo hoje está cada mais comum a utilização de drone para alguns trabalhos, o que é um investimento necessário pelo resultado que ele dá”. Após isso, Roberto percebeu o interesse dos produtores em procurar cursos de drone para pilotagem e se qualificarem acreditando em uma procura que pode existir futuramente.
Para completar, um caso de superação trazido por Roberto: “Um dos alunos me emocionou bastante, desde o começo eu percebi uma dificuldade em leitura, mas no decorrer do curso ele foi fazendo as atividades de leitura e escrita que passei e ele teve um desempenho fantástico, ele me disse que nunca teve muito interesse em estudar e que com esse curso eu consegui despertar esse interesse novamente e que agora ele viu a importância de estudar e sempre estar se inovando”, recordou.
Durante o programa, todas as recomendações dos órgãos e entidades competentes foram seguidas para proteger os participantes contra a Covid-19, de acordo com o protocolo sanitário do Sistema FAESP-SENAR-AR/SP.
Deixe seu comentário