SENAR-SP envia cerca de 470 mil testes ao interior paulista para combater a disseminação da Covid-19
O Sistema FAESP/SENAR-SP enviou para 170 sindicatos rurais cerca de 470 mil testes para o coronavírus. A ação faz parte do Programa Promovendo a Saúde no Campo, parceria da FAESP com Fiocruz e sindicatos rurais o qual o SENAR-SP atua no “Programa Semear da Esperança”, que consiste na testagem em massa da população no interior – ação que vai de encontro à demanda de nosso sistema de saúde.
A proporção entre os testes enviados e realizados nos municípios paulistas é de 24%, e o objetivo é que todos os 235 sindicatos da nossa rede sindical filiada os recebam. Até o momento, foram testados cerca de 110 mil homens e mulheres do campo, bem como os munícipes.
Além da identificação de possíveis pessoas contaminadas pela doença, a testagem tem o intuito de mapear a situação da Covid-19 no meio rural. Para tanto, estão sendo aplicados testes do tipo IGG/IGM e a estimativa total do “Programa Semear da Esperança” é de que 500 mil testes sejam realizados.
Mesmo com o início da vacinação, uma das alternativas mais importantes para enfrentar a disseminação da Covid-19 é a testagem maciça da população, sendo uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Sistema FAESP/SENAR-SP segue orientando e auxiliando produtores e trabalhadores rurais, por meio dos sindicatos rurais, com ações como disponibilização cartilhas sobre como evitar contaminações e a produção de 3 milhões de máscaras para proteger os trabalhadores rurais.
Além de disponibilizar cartilhas sobre como evitar contaminações, o FAESP/SENAR-SP já confeccionou e distribuiu, com apoio dos sindicatos rurais, 3 milhões de máscaras para proteger os trabalhadores rurais. O sistema segue também destacando que cuidados e a prevenção ao coronavírus devem continuar mesmo após o início da vacinação.
Deixe seu comentário