SENAR-SP e Sindicato Rural de Pindamonhangaba encerram Programa de Turismo Rural com Festival Sabores e Saberes
O Programa de Turismo Rural é um dos mais procurados na grade de ensinamentos do SENAR-SP e, neste ano atípico, por conta da pandemia da Covid-19, o segmento ganhou ainda mais força, pois muitos turistas estão optando pelo lazer no campo. E de olho nesse setor, os produtores rurais buscam atualizar seus conhecimentos e maior profissionalização, através dos sindicatos rurais.
Foi o que ocorreu na região de Pindamonhangaba, com a finalização do Programa de Turismo Rural, os alunos do curso organizaram o Festival Sabores e Saberes, que apresentou, no dia 18 de novembro, a cultura e a culinária de Pindamonhangaba, no Pesque Truta Ribeirão Grande. O Programa realizado pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, em parceria com o SENAR-SP, tem como objetivo qualificar o produtor em várias áreas do turismo rural e atendeu todas os protocolos de higiene, segurança e distanciamento.
Para João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural, foi uma satisfação participar da formação de mais uma turma de turismo rural, no município. “Há muitos anos o Sindicato vem investindo na realização de cursos, em parceria com o SENAR-SP e entendemos que, o turismo rural é sempre uma das áreas mais importantes, pois ajuda a agregar muito valor à propriedade, gerando emprego e renda na zona rural”, afirmou.
O instrutor do SENAR-SP Alexandre da Silva Gomes, explicou a todos que o Festival é uma forma de fazer o fechamento de todo o conteúdo estudado durante o curso. “Esse é um programa extenso em que o produtor rural aprende a realizar um projeto de turismo rural e tudo que faz parte dele, como gestão financeira, formatação de produto, preço e ponto de venda, comercialização, entre outros”. Durante todo o programa, os alunos realizaram visitas técnicas em propriedades, além de realizarem outros projetos ligados ao turismo.
A produtora rural e proprietária do Pesque Truta Ribeirão Grande, Niucéia Fernandes Nogueira Vieira, parabenizou o profissionalismo com que os alunos realizaram o festival. “Os alunos estão de parabéns, pois sabemos o quanto é difícil realizar um evento como esse. Cuidando da decoração, do cardápio e da produção da comida. Participei da primeira turma do curso e me sinto honrada em participar cedendo o espaço”, conclui.
Para a aluna e Guia de Turismo, Emilene Ribeiro Leandro, finalizar o curso com o festival foi muito especial. “Realizar o curso que tanto queria e agora ser especialista em turismo rural é um orgulho e ainda mais realizando o festival que é tão rico em resgatar a cultura e a gastronomia da cidade”, comemorou.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, o evento mostra como o turismo rural é importante e agora com a pandemia chega como uma grande oportunidade. “Com a pandemia os turistas mudaram seus destinos e estão procurando viagens mais próximas que possam ser feitas dentro da própria região, isso faz do turismo rural um grande facilitador para novos negócios no munícipio”, conclui.
Deixe seu comentário