“SEMEAR É CUIDAR”, programa voltado à saúde das mulheres do campo, chega às cidades de Orlândia, Batatais, Itararé, Tupã e Lucélia
Ações promovidas por FAESP, SENAR-SP, ONGs Orienta Vida e Sebrae-SP levam informações sobre saúde e realizam exames gratuitos de mamografia
Sabendo das dificuldades das mulheres em buscar soluções de saúde nas cidades onde moram, a Comissão Semeadoras do Agro, da FAESP, continua levando ao interior paulista o “Semear é Cuidar”, programa voltado às mulheres do campo, com palestras e exames de saúde incluindo mamografia e ultrassom.
Entre fevereiro e março a iniciativa chegou às cidades de Orlândia, Batatais, Itararé, Tupã e Lucélia. Esse projeto audacioso tem a participação fundamental das ONGs Orienta Vida e Pense Rosa, além do Sebrae-SP, em conjunto com os sindicatos rurais que atuam nas regiões visitadas pelo Programa.
Por meio do projeto, cada sindicato tem a oportunidade de indicar mulheres do campo e realizar, de forma gratuita, 50 exames de mamografia.
O projeto “Semear é Cuidar,” que tem como lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo,” busca aprimorar a qualidade de vida e a saúde das mulheres. Principalmente para aquelas de áreas mais vulneráveis e que se descuidam da atenção à saúde. As ações têm apoio também da Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo, Américas Amigas e das Prefeituras Municipais e secretarias de saúde regionais.
Em Orlândia e Batatais (no dia 21/02), os encontros de lançamento do Programa contaram com a presença de autoridades locais, e as Semeadoras do Agro puderam reforçar a importância do autocuidado e da realização de exames preventivos.
Em Itararé (18/03), representantes da Secretaria Municipal de Saúde e outras autoridades municipais também tiveram presença marcante no evento. Os encontros de lançamento do programa ocorreram também em Tupã (19/03) e Lucélia, em 21/03, com forte adesão das produtoras locais.
“Em nossas viagens por todo o Estado, cada vez mais percebemos como as produtoras rurais estão precisando de ações como essas. Além dos exames de saúde que o Programa oferece, a mulher do campo percebe que está sendo valorizada por causa do carinho e atenção que temos com todas elas”, disse Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro. “São experiências que elas vão levar na memória para sempre”, ressalta.
A iniciativa “Semear é Cuidar” é itinerante, percorre várias cidades, e as próximas serão São Sebastião da Gama e São José do Rio Pardo, em 27/03.
Deixe seu comentário