Home » Semeadoras do Agro têm encontro com representantes de comissão paranaense de mulheres do agronegócio

Semeadoras do Agro têm encontro com representantes de comissão paranaense de mulheres do agronegócio

26 de outubro, 2022 - por FAESP

Evento proporcionou troca de experiências para fortalecer ainda mais o protagonismo feminino no setor

Na noite desta terça-feira, dia 25/10, um momento encantador reuniu mulheres do setor rural de dois diferentes estados brasileiros: as Semeadoras do Agro – Comissão da FAESP que simboliza o agronegócio feminino paulista – receberam na Casa do Agricultor Dr. Fábio de Salles Meireles (sede da FAESP) uma comitiva da Comissão Estadual de Mulheres da Federação de Agricultura do Estado do Paraná-FAEP (CEMF). Dois grupos semelhantes no ideal de elevar a participação feminina no agronegócio a um novo patamar de força e representatividade. Um encontro entre grupos de mulheres de dois dos mais importantes estados brasileiros do setor produtivo rural.

O vice-presidente da FAESP, Tirso de Sales Meirelles, abriu o encontro no plenário da Federação ao lado de Mário Antônio Biral (Superintendente do SENAR-SP) e Pedro Lucchesi (diretor tesoureiro). “As Semeadoras do Agro estão realizando um trabalho de atenção e cuidado tanto com a mulher empreendedora do agronegócio quanto com a trabalhadora do campo, por isso tem dado tão certo”, explicou Meirelles.

A reunião da noite de ontem foi para celebrar o avanço feminino e sua relevância cada vez maior no protagonismo da produção agropecuária, mostrando que as mulheres, juntas, desempenham um papel cada vez mais atuante. Desde a criação da CEMF há dois anos, a presença feminina tem sido fortalecida em dezenas de sindicatos rurais do Paraná. Do mesmo modo, as Semeadoras do Agro vêm desenvolvendo, desde março deste ano, um trabalho ímpar para a harmonização entre as mulheres do campo, por meio de palestras motivacionais e da sensibilização de trabalhadoras do campo e produtoras rurais de diversas cidades do interior paulista.

Do lado da comitiva da CEMF, 17 representantes da Coordenação central da entidade estavam representando 43 comissões locais que mobilizam mais de 1.400 mulheres engajadas em todo o estado do Paraná. Da parte das Semeadoras estiveram presentes Adriana Menezes, diretora da FAESP e coordenadora da Comissão, e Juliana Farah, vice-presidente da Comissão, vice-presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP-CONFEM e vice-presidente do Instituto Virada Feminina. Também presente, representando as Semeadoras do Agro: Siuze Davanzo (coordenadora do Sindicato Rural de Uchôa), Maria de Lourdes Ettruri (coordenadora do Sindicato Rural de Urupês), Edna Cataci Guimarães (presidente do Sindicato Rural de Vera Cruz), Maria Luzia Menezes (coordenadora do Sindicato Rural de Buritizal), Vera Lucia Machado Vicente (presidente do Sindicato Rural de São João da Boa Vista), Elisângela Aparecida Andrade de Carvalho Barros (presidente do Sindicato Rural de Caiuá) e Maria Lúcia Ferreira (delegada suplente Do Sindicato Rural de Bananal). Todas elas contaram um pouco de sua trajetória e do empenho dedicado até alcançarem suas posições de liderança nos sindicatos rurais que representam.

O gerente do Departamento Econômico da FAESP, Cláudio Brisolara, fez uma apresentação sobre o cenário da produção agropecuária paulista e sobre os trabalhos das Comissões Técnicas e Especiais da FAESP na defesa dos interesses dos produtores rurais. Após a apresentação ele respondeu às perguntas das integrantes da CEMF. Adriana Menezes sintetizou o significado do encontro das duas entidades. “As mulheres sempre estiveram na luta, mas não apareciam muito. Agora, esse “vir à luz” não tem volta. Seja no Paraná, em São Paulo, ou em qualquer outro estado, o que importa é a força da mulher. Nem à frente e nem atrás dos homens, mas junto, fazendo o seu papel. Se os homens não estão resolvendo, a gente vai resolver”, ressaltou. Juliana Farah destacou a coragem necessária às mulheres para enfrentar a discriminação que ainda existe no dia a dia. “É muito bonito falar que as mulheres estão dominando seu espaço, mas o cenário não é bem esse, pois ainda temos de dar muitos passos e vencer muitos desafios. É isso que nós estamos levando às mulheres do campo, essa palavra, essa coragem, e o exemplo de união para todas chegarem juntas aos seus objetivos. E quando as mulheres de todas as federações estiverem unidas, será um dia de grande vitória”, apontou

A coordenadora da CEMF, Lisiane Rocha Czech, relatou que a Comissão paranaense encontra a cada dia novos desafios, mas que está preparada para vencê-los. “Um momento como o desse encontro é enriquecedor para todas nós, na busca pela conquista de novas oportunidades. Essa troca de experiências que estamos tendo hoje nos anima e nos fortalece na missão de agregar e inspirar cada vez mais mulheres, porque nosso principal objetivo é garantir nossa representatividade no agronegócio do Brasil”, destacou.

O evento concluiu com um jantar com a participação das duas comissões. Ao final, as representantes do CEMF foram presenteadas com uma bolsa artesanal e, dentro dela, amostras de café e geleia, formando um kit carinhoso com produtos feitos por produtores ligados ao Sistema FAESP/SENAR-SP. Felizes pelo sucesso do encontro, todas as mulheres, juntas, gritaram em uníssono: “O Brasil precisa de nós.”

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário