Radar Macroeconômico: Diagnóstico e Perspectivas da Economia
Faesp divulga relatório com destaque para a evolução do PIB, da inflação, do mercado de trabalho e do setor externo

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) analisa o cenário econômico nacional no relatório “Radar Macroeconômico”, elaborado pelo Departamento Econômico da entidade. De acordo com dados da Fundação Seade, o PIB do Estado de São Paulo alcançou R$ 944,6 bilhões no terceiro trimestre de 2025, montante que representa 29,2% do PIB nacional. Para a economia paulista, a estimativa é de crescimento médio de 1,6% em 2025, com projeção de 1,5% em 2026. No âmbito nacional, as expectativas apontam para uma expansão do PIB de 1,8% em 2026.
No que se refere ao comportamento dos preços, a inflação encerrou 2025 dentro do intervalo de tolerância da meta, com o IPCA acumulado do ano registrando variação de 4,26%. Apesar da manutenção de uma política monetária restritiva, caracterizada por níveis elevados da taxa básica de juros com o objetivo de conter a inflação, o mercado de trabalho tem apresentado resiliência, evidenciada pela redução da taxa de desocupação e pelo avanço da renda média real.
No setor externo, observa-se ampliação do déficit em transações correntes. Ainda assim, o país manteve capacidade de financiamento externo, com os investimentos diretos no país (IDP) registrando crescimento de 17,2% no acumulado de 12 meses até novembro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024.
Clique na imagem abaixo para acessar o relatório completo contendo a análise da atividade econômica, inflação, juros, mercado de trabalho, contas públicas, setor externo e commodities. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- FAESP pede prorrogação do pagamento de empréstimos feitos por produtores paulistas
- 7° Conexidades: “São Paulo é exemplo de sustentabilidade e o agro brasileiro vai liderar o processo de segurança alimentar e de transição energética no mundo”, diz Piai
- Sistema FAESP-SENAR participa do II Congresso Cidades Sustentáveis do Noroeste Paulista



Deixe seu comentário