Promovendo a Saúde no Campo: Senar-AR/SP realiza treinamento para 37 instrutores
O Senar-AR/SP realizou um treinamento para 37 instrutores do Programa Promovendo a Saúde no Campo – PPSC, que se reuniram no último dia 12, no Centro Técnico Severino Tostes Meirelles, em Ribeirão Preto. O objetivo foi preparar profissionais da saúde para o novo módulo do programa, voltado para doenças infectocontagiosas.
O treinamento foi ministrado pelo médico infectologista Alexandre Piva Sobrinho, professor de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo e autor das duas cartilhas existentes sobre o tema. A primeira foi lançada em 2016.
Sobrinho elencou os principais pontos nos quais os profissionais devem atentar-se e tirou dúvidas dos participantes. Participaram também do treinamento o superintendente do Senar-AR/SP, Mário Biral, e o vice-presidente da FAESP, Thyrso Meirelles.
Nessa edição do treinamento, as perguntas concentram-se na leishmaniose e no tratamento de cães infectados pela doença, na febre maculosa, transmitida pelo carrapato estrela, na herpes zoster, na febre amarela e na raiva.
O Programa Promovendo a Saúde no Campo tem como princípio compartilhar conhecimento preventivo para melhorar a saúde da população rural e destina-se a trabalhadores de qualquer idade. Hoje, o PPSC oferece 10 módulos, entre os quais acuidade visual, saúde bucal, higiene pessoal, nutrição e combate às drogas.
“O conteúdo recebe atualizações constantes para se adequar às necessidades atuais. Entre os temas mais recentes também estão animais peçonhentos e saneamento básico”, explica o médico Roberto de Almeida Duarte, coordenador executivo do PPSC.
Os profissionais cadastrados no Programa Promovendo a Saúde no Campo podem atuar em atividades de medicina preventiva e são formados em áreas da saúde como Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Medicina Veterinária.
Os sindicatos rurais interessados em promover ações do PPSC em suas regiões devem entrar em contato com a Divisão de Saúde, Promoção Social, Esporte e Lazer do Senar-AR/SP para obter mais informações.
Deixe seu comentário