Home » Projetos Integrados são apresentados a lideranças da rede sindical nas regiões de Sorocaba, Campinas e Mogi Mirim

Projetos Integrados são apresentados a lideranças da rede sindical nas regiões de Sorocaba, Campinas e Mogi Mirim

03 de setembro, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

FAESP/SENAR-SP Itinerante segue pelo interior do Estado expondo os 14 projetos liderados pela Entidade, SAA-SP e Sebrae-SP.

O Projeto FAESP/SENAR-SP Itinerante visitou, nesta semana, mais três sindicatos rurais para ouvir suas demandas e apresentar os Projetos Integrados, que abordam soluções dos principais gargalos do setor produtivo bem como inovações ao público rural. A ação se trata da retomada do projeto, que voltou à ativa na última semana, onde outros 8 municípios foram visitados.

Durante as reuniões de lideranças nos municípios de Sorocaba, Campinas e Mogi Mirim, realizadas ente 31 de agosto e 2 de setembro, estiveram presentes presidentes de sindicatos, coordenadores do SENAR-SP e técnicos de governos de aproximadamente 150 munícipios locais. Os técnicos, parte da diretoria executiva da FAESP e gerência técnica do SENAR-SP participaram dos encontros de forma virtual.

A abertura dos encontros objetivou a sustentabilidade da rede sindical e ações integradas junto à FAESP e ao SENAR-SP para o desenvolvimento na área rural e foi realizada pelos anfitriões: Luiz Antônio Marcelo, presidente do Sindicato Rural de Sorocaba, Francisco de Andrade Nogueira Neto, presidente do Sindicato Rural de Campinas e Carlos Pereira, gerente do Sindicato de Mogi Mirim, que representou o presidente José Luiz da Cunha Claro.

Projetos Integrados

Os Projetos Integrados, constituídos em 14 projetos de interesse do setor agropecuário paulista, são uma ação conjunta Sistema FAESP/SENAR-SP, Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), Sebrae-SP e Sindicatos e foram apresentados por técnicos das entidades.

Entre os temas abordados durante a reunião estavam a Retirada da Vacinação contra a Febre Aftosa, Defesa Animal (Brucelose/Tuberculose), Defesa Vegetal, Inspeção do Selo Arte, Código Florestal/CAR/PRA/PRADA, Segurança Rural, Ativação das Casas de Agriculturas no Estado (CATI), Vendas Públicas, Conectividade Rural, Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Regional, Feira do Empreendedor e Feira do Produtor Rural, a Instalação de um Centro Operacional para o atendimento dos Produtores Rurais em Campinas, Linhas de Crédito do FEAP para perdas referentes à geada e a seca, entre outros.

Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, ressaltou a importância dos projetos integrados para auxiliar o produtor. “É muito importante para que possamos continuar produzindo como entidades ligadas aos produtores. Essa união de entidades e rede sindical só tende a fortalecer os produtores e o agro paulista como um todo”.

Parceria de Sucesso

Em Campinas, Francisco Matturro, secretário executivo da SAA-SP, destacou a importância da parceria entre a Secretaria da Agricultura, FAESP e SENAR-SP, e do trabalho que vem sendo realizado pelas entidades. Mencionou, também, a importância dos assuntos tratados nos 14 projetos e como foram colocados em prática. “Tudo se iniciou em um café com o Dr. Fábio Meirelles, em Franca. Esperamos retornar ao presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP para discutirmos mais sobre as principais dificuldades dos produtores e as ações necessárias para mitigar essas dificuldades para desenvolver cada vez mais a agricultura paulista”, afirmou.

Prestigio presencial

Presencialmente, participaram dos encontros Presidentes e Coordenadores de Sindicatos Rurais, representantes da CATI-CDRS das secretarias de agriculturas locais e lideranças regionais, formando uma importante rede de apoio e integração. Entre os presentes, estavam: Francisco de Andrade Nogueira Neto, Presidente do Sindicato Rural de Campinas, Pedro Lucchesi, Diretor Segundo Tesoureiro da FAESP, Renato Fonseca, Assessor da Presidência do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, Francisco Matturro, secretário executivo da SAA-SP, Luiz Antônio Marcelo, Presidente do Sindicato Rural de Sorocaba, José Luiz da Cunha Claro, Presidente do Sindicato Rural de Mogi Mirim, Mario Biral, Superintendente do SENAR-SP, técnicos dos escritórios regionais do SEBRAE-SP, e técnicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Com muito sucesso, a reunião foi finalizada com a certeza de que o Projeto FAESP/SENAR-SP Itinerante continuará apresentando soluções benéficas aos produtores rurais de todo o estado de São Paulo.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário