Home » Projeto “SEMEAR É CUIDAR” expande e alcança as mulheres de Santo Anastácio, Presidente Venceslau, Santa Rosa de Viterbo e Mogi das Cruzes

Projeto “SEMEAR É CUIDAR” expande e alcança as mulheres de Santo Anastácio, Presidente Venceslau, Santa Rosa de Viterbo e Mogi das Cruzes

05 de dezembro, 2023 - por FAESP

O objetivo é levar informações sobre a saúde da mulher e realizar exames gratuitos de mamografia pelo interior paulista.

O projeto “Semear é Cuidar,” que tem como lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo,” é realizado em parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP, Comissão Semeadoras do Agro, ONG Orientavida e Pense Rosa, em conjunto com os Sindicatos Rurais. Ele continua expandindo suas ações pelo interior paulista e, na reta final de 2023, chega às mulheres rurais das regiões de Santo Anastácio, Presidente Venceslau, Santa Rosa de Viterbo e Mogi das Cruzes.

O projeto, que busca aprimorar a qualidade de vida e a saúde das mulheres, conta com a participação ativa dos sindicatos rurais, com o apoio da Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo, Américas Amigas e das Prefeituras Municipais e secretarias de saúde regionais. Em Santo Anastácio e Presidente Venceslau (21/11), os eventos de lançamento contaram com a presença de autoridades municipais, técnicos e diretoria da FAESP, coordenadores do SENAR-SP e os presidentes de sindicatos rurais, Marco Antônio de Almeida, presidente do sindicato rural de Santo Anastácio; Gustavo Miguel Gorgulho, presidente do sindicato rural de Presidente Venceslau.

Santo Anastácio e Presidente Venceslau

As próximas paradas são nos municípios de Mogi das Cruzes (06/12) e Santa Rosa de Viterbo (08/12). O projeto “Semear é Cuidar” é um desdobramento do “Programa Promovendo Saúde no Campo” (PPSC), que realiza palestras sobre saúde da mulher e exames gratuitos de mamografias e ultrassons. Por meio do projeto, cada sindicato tem a oportunidade de indicar mulheres do campo e realizar, de forma gratuita, 50 exames de mamografia.

Para Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, a proximidade com as comunidades é um fator positivo para a realização do projeto: “O objetivo é buscar cidadania e a inclusão da mulher do campo. Muitas vezes, elas não têm a possibilidade de acesso à unidade básica de saúde e a serviços médicos em geral, mesmo que para exames simples. Queremos apoiá-las e contribuir não só com a realização dos exames, mas também com informações e orientações”.

O poder da informação: Como o conhecimento pode salvar vidas

O projeto “Semear é Cuidar” também é apresentado durante as palestras da Comissão Semeadoras do Agro pelo interior paulista. No Sindicato Rural de São José dos Campos (23/11), após a apresentação das ações e exames de mamografia o presidente, Renato Veneziani, recebeu um relato de uma mulher e se emocionou com a possibilidade de poder ajudar.

“Eu quero fazer um agradecimento muito especial à equipe da Comissão Semeadoras do Agro, pois no evento de São José dos Campos nós constatamos que uma das mulheres, ela nos relatou, que estava com problema nas mamas. Inclusive ela falou que precisaria fazer muito esse exame e não sabia que nós estávamos ajudando também nesse ponto. Isso, para mim, foi muito importante, porque nada mais é do que a gente salvar uma vida. Então, esse trabalho das Semeadoras do Agro, da ONG, em levar exames de mamografia é muito importante. Tenho certeza de que ao longo dessa jornada de 2023, muitas outras vidas foram salvas, mas essa, especificamente de São José, está no caminho de ser mais uma salva também. Muito obrigado a todos os envolvidos nesse projeto!”, destacou Renato Veneziani, presidente do sindicato rural de São José dos Campos.

São José dos Camos

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário