Programa Novo Olhar do SENAR-SP leva desenvolvimento sustentável para a comunidade rural
Desenvolver habilidades e atitudes de pessoas e grupos para a prática da organização comunitária como instrumento do desenvolvimento rural sustentável: esse é o objetivo do Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural, do SENAR-SP.
O programa foi criado com o objetivo de atender às demandas das bases sindicais, dos instrutores e do público do meio rural, melhorar as condições humanas, sociais, ambientais e econômicas das pessoas ligadas ao agronegócio quanto às exigências de mercado, de certificação de produtos, de vendas ao governo e de programas sociais que exijam o público organizado para ser beneficiado.
Com grande adesão por todo o Estado de São Paulo, o programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural foi realizado no Restaurante Alecrim, em Pindamonhangaba, por meio de uma parceria entre o Sindicato Rural de Pindamonhangaba e do SENAR-SP.
Participantes Satisfeitos
No município de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, a turma teve 10 participantes, respeitando os protocolos sanitários por conta da Covid-19. O programa reúne moradores e proprietários ligados ao turismo rural.
O programa apresenta seis módulos divididos em teoria e prática, no qual os participantes podem desenvolver habilidades para a organização comunitária com vistas ao desenvolvimento rural sustentável, partindo-se do indivíduo, alcançando os grupos, as comunidades e o meio.
“O programa foi elaborado para dar condições aos participantes de se conhecerem melhor enquanto cidadãos e identificarem oportunidades na comunidade onde vivem para gerar um desenvolvimento sustentável. Isso certamente trará resultados positivos a todos”, comentou a instrutora Elisângela Cristina Cendretti Bernardes de Souza. Ela explica que o programa pode auxiliar a criação de políticas públicas que atendam o bairro de forma mais assertiva.
Para a aluna Patrícia kazue Hiraki, o programa está sendo um grande aprendizado. “Estamos realmente tendo um novo olhar para a nossa comunidade, com levantamento de pontos fortes e fracos, levantando diagnósticos e tentando, juntos, encontrar soluções para os problemas”, comentou.
De acordo com Berenice Domingos da Silva, o programa veio para transformar a sua vida. “Estou passando por uma depressão e já não tinha muita vontade de fazer nada e o programa está me dando muita força para continuar a trabalhar pela comunidade”, comemora. Berenice é líder na igreja que frequenta e está multiplicando os ensinamentos do programa na comunidade religiosa.
José Carlos de Paula é empreendedor no ramo de eucalipto e o programa está o ajudando a se organizar melhor na empresa. “O programa é muito completo e está nos trazendo um grande aprendizado”, salienta.
Para Pedro Ribeiro que já trabalha com turismo rural, o programa chega para ajudar em muitos aspectos. “Ele está nos trazendo capacitação e metodologia para continuarmos a trabalhar pelo turismo local”, destacou.
No Estado de São Paulo, o Programa Novo Olhar tem mudado a realidade de muitas comunidades, por meio de um desenvolvimento mais sustentável. “Esperamos que o programa em Pinda leve uma nova realidade para os moradores que estão participando e que possam se desenvolver com melhores condições e novas oportunidades”, concluiu João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural.
Deixe seu comentário