Home » Programa INDICAM do SENAR/SP reitera compromisso de manter produtores, trabalhadores rurais e famílias no campo

Programa INDICAM do SENAR/SP reitera compromisso de manter produtores, trabalhadores rurais e famílias no campo

16 de junho, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

No momento em que entidades defendem ampliação da conectividade no campo, o Programa INDICAM do SENAR/SP implantado pela área de Promoção Social, tem tido grande participação por parte dos sindicatos rurais, prefeituras, produtores, jovens e adultos. Destinado a pessoas a partir de 14 anos, o INDICAM tem como foco principal o produtor e o trabalhador rural adulto, para que esse público use a tecnologia a fim de facilitar o dia a dia no campo. Desde a implantação, o programa atendeu produtores e trabalhadores rurais e suas famílias em todas as regiões do Estado de São Paulo.

Para a instituição é de grande importância o desenvolvimento de políticas públicas que facilitem o acesso as inovações tecnológicas e proporcionem a fixação das famílias no campo, o aumento da renda, da produtividade e da segurança rural.

Recentemente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu a importância da conectividade no campo durante seminário sobre a importância das redes privativas para o sucesso da tecnologia 5G no país.

O Programa INDICAM do SENAR/SP é dividido em 5 módulos e aborda desde a iniciação ao hardware, à prática de digitação, introdução à softwares e hardwares, recursos e dispositivos atuais do mundo digital e sua importância, uso da internet de forma correta, segura e responsável, noções básicas de Word e de Excel, uso de aplicativos para aquisição de crédito rural, emissão de guias como GTA, elaboração do CAR e emissão de nota fiscal eletrônica. Durante as aulas são praticadas atividades de alongamento e relaxamento para a manutenção da saúde dos participantes.

Desde a sua implantação o Programa capacitou produtores e trabalhadores rurais e suas famílias e atendeu todas as regiões do Estado de São Paulo.

O avanço das tecnologias da informação, a proliferação de plataformas digitais e a introdução de novas técnicas está modificando significativamente as relações entre os produtores rurais e consumidores, além de impactar na qualidade da lavoura. Essa transformação nas relações entre produtores e consumidores não só influencia na produção, como também dá origem a novos negócios e oportunidades.

De acordo com dados levantados pelo IBGE, o acesso à internet no campo aumentou significativamente. O smartphone é utilizado para comunicação e monitoramento de várias atividades e o whatsapp é considerado como o principal meio de comunicação na zona rural, utilizado por 96% dos produtores com acesso à internet.

A expectativa é que o número de adeptos a incorporação da tecnologia no meio rural cresça cada vez mais, pois o acesso a internet vem conquistando os produtores rurais devido a sua capacidade em melhorar o processo de produção como um todo, reduzir custos e contribuir para uma agricultura mais sustentável.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário