Preços ao produtor paulista: batata-doce e laranja pera têm as maiores valorizações; tomate e alface sofreram queda
Relatório da Faesp mostra as variações nos preços dos principais produtos agropecuários
O novo relatório de Acompanhamento de Preços ao Produtor, elaborado pelo Departamento Econômico da Faesp com dados da CONAB e do CEPEA-ESALQ/USP, destaca o aumento do preço da batata doce, que cresceu 18,2% em julho, na comparação com junho. A laranja pera foi destaque registrando alta de alta de 6,6%, e em comparação a julho de 2023, a alta chegou a 104,3%.
O período também foi favorável aos suínos, que tiveram uma variação mensal de 10,2% superior, totalizando incremento de 15,6% quando a comparação é feita com julho de 2023.
De acordo com o levantamento, os destaques negativos foram o tomate e a alface. Para o primeiro, as temperaturas acima da média ao longo do mês de julho contribuíram para a aceleração para sua maturação, fator este que elevou a oferta do fruto e, consequentemente, reduziram seu preço. Em julho, os preços caíram 28,5% em relação ao mês anterior e ficaram 34,9% abaixo dos valores registrados no mesmo mês de 2023.
Quanto às folhosas, seguindo a tendência observada desde maio, em julho as folhosas continuaram sendo afetadas pelas temperaturas amenas, resultando em uma demanda reduzida. Esse efeito foi agravado pelo período de férias. Tanto a variedade americana quanto a crespa apresentaram queda de 21% no período analisado.
“Esta é a 31ª edição do relatório da Faesp, que apresenta o comportamento dos preços ao produtor paulista e se consolida como uma importante ferramenta para embasar as decisões no campo”, disse o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.
Para acessar o relatório completo, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
Deixe seu comentário