Home » Preço de referência nos contratos de integração reivindicação do setor produtivo

Preço de referência nos contratos de integração reivindicação do setor produtivo

03 de janeiro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

Pedro Aparecido Tonetti – Coordenador adjunto da Comissão Estadual de Avicultura e Suinocultura da FAESP participou de vídeo conferencia, com representantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Federações da Agricultura de Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, quando foi analisada a necessidade do cumprimento da lei 13288/2016, que regulariza o sistema de produção integrada entre indústria e produtor, em todo país. Por força desta lei, foi criado o FONIAGRO (Fórum Nacional de Integração), que permite a união de todos os envolvidos na produção integrada e define uma metodologia para o cálculo da remuneração do integrado com o objetivo de garantir um pagamento mais justo aos produtores. “Preço de referência nos contratos de integração é o maior anseio do setor produtivo”, afirma.

Diz ser necessário o fortalecimento das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs). Estes colegiados são compostos por representantes de produtores e agroindústrias e serão responsáveis por balizar a relação entre os dois elos da cadeia produtiva dos dois segmentos, segundo prevê a Lei de Integração (13.288/2016). “O associativismo, a união do setor produtivo e a formação de base de dados são necessários para que os produtores obtenham o retorno desejado”.

Segundo Tonetti, avicultura e suinocultura enfrentaram maus momentos em 2018, por causa da alta dos custos de produção e dos baixos preços recebidos, além do fechamento de alguns países às carnes de frango e suína. “Felizmente, as duas atividades estão se recuperando e há boas perspectivas para as exportações”.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário