Home » Pós-pandemia: produtor vê ampliação do processo tecnológico no campo

Pós-pandemia: produtor vê ampliação do processo tecnológico no campo

21 de julho, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Para Ademar Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Caconde, a pandemia da Covid 19 veio acelerar as tendências de ampliação tecnológicas da agricultura e do agronegócio. “Temos mais tempo para conhecimento de processos tecnológicos, mundo digital, planejamento, atividades, reuniões à distância, videoconferências diminuindo tempo”.

No seu entendimento, com novas tecnologias é possível a melhor gestão das propriedades e os instrumentos modernos apresentam melhores condições para o plantio, comercialização.

Afirma que a COVID 19 veio mudar o mundo, as relações entre as pessoas. “Já havia uma necessidade no processo de modernização tecnológica no campo, mas o isolamento, com o uso da Internet, whatsapp, live, transformou o dia comum, para exposição de pensamentos, troca de experiências “.

Opina que o cenário atual contempla a realidade que muitos tentavam implantar, implementar e não conseguiam, em razão de uma resistência ao futuro. “A pandemia forçou isso, tirar essa resistência não só do agricultor, mas de todo setor”.

Deduz que o futuro pode ser benéfico, porque o produtor vai conseguir trabalhar com todas as ferramentas mais modernas existentes possíveis, ganhar tempo, que não conseguiam por conta da distância, deslocamento, custos. “Essas ferramentas chegaram para a realidade. Então, fica evidente que o mundo digital, veio para ocupar o espaço de necessidades que tínhamos.O futuro se transformou em presente, com todas as possibilidades que se tornaram realidade na comercialização, mercado, mundo virtual. Aprendemos a usar aplicativos, drones, assim ganhamos tempo, agilidade nos negócios”.

O SENAR/SP colabora para a expansão da conectividade no campo, por meio do Programa INDICAM que possibilita a inclusão digital e o desenvolvimento social e econômico da população ligada aos negócios rurais com ganhos educacionais e geração de emprego e renda. Este Programa, pioneiro no Estado de São Paulo, marcou o início de novos conhecimentos e habilidades sobre mecanismos e tecnologias digitais para aprimoramento das ações no meio rural, inserindo-se à prática cotidiana a comunicação e a informação digital.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário