Home » Plano nacional prevê ações para impedir entrada no Brasil de praga que ataca bananeiras

Plano nacional prevê ações para impedir entrada no Brasil de praga que ataca bananeiras

10 de junho, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 30, que institui, no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância de Pragas Quarentenárias Ausentes, o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância de Fusarium oxysporum f.sp cubense Raça 4 Tropical (PNPV/Foc R4T). O objetivo é estabelecer diretrizes de prevenção para evitar a entrada da praga que pode afetar a produção de bananas no Brasil.

A raça 4 tropical do fungo é uma variação mais agressiva do já conhecido “Mal do Panamá” ou “Fusariose da bananeira”. Não há ainda variedades resistentes ou manejo químico viável para o controle. Por isso, a entrada desta praga no país representaria grandes perdas para os produtores de banana, com alto impacto socioeconômico para o País.

O plano está dividido em ações prévias à presença da praga e ações de emergência em casos de suspeita da presença da praga. Os procedimentos para aplicação de medidas de prevenção e de contingência de focos serão realizados por meio de educação ?tossanitária, capacitação e elaboração, coordenação e execução de ações fitossanitárias.

A norma destaca o fomento à educação fitossanitária que deverá ser implementado com o apoio do setor produtivo junto a produtores, técnicos e população em geral. Fica proibido a importação de material propagativo de Musa spp. e outras espécies hospedeiras, com exceção do material destinado à pesquisa que passará por quarentena”.

O PNPV/Foc R4T será coordenado pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária. As ações serão executadas pelas Superintendências Federais de Agricultura (SFA) e pelos Organismos Estaduais de Defesa de Sanidade Vegetal (OEDSV).

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário