PIB do Agro – único setor que apresentou crescimento no segundo trimestre de 2020
Mesmo durante a pandemia da Covid-19, a agropecuária brasileira segue apresentando resultados positivos. Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 1° de setembro, revelou que a agropecuária foi o único setor, entre os principais da economia, que apresentou crescimento no segundo trimestre de 2020.
A pesquisa apontou que o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Agro brasileiro apresentou variação positiva de 0,4% neste segundo trimestre de 2020, em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Já na comparação com o segundo trimestre de 2019, a agropecuária cresceu 1,2%.
As contribuições positivas vieram das culturas de soja 5,9%, arroz 7,3% e café 18,2%. As exportações de pecuária bovina aumentaram 25,7% no primeiro semestre.
As exportações do agronegócio também foram fundamentais. Enquanto as vendas externas em geral caíram 7,4%, as do setor subiram quase 10%. No primeiro semestre de 2020, a agropecuária também teve desempenho positivo, 1,6% em relação ao mesmo período de 2019.
O agronegócio também está tendo um papel importante nos empregos, uma vez que é um dos setores que mais emprega no Brasil, com cerca de 20% da mão de obra do País. Isso representa, aproximadamente, 18 milhões de empregados no campo.
Deixe seu comentário