Oficiais alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército visitam sede da FAESP
Vice-presidente da Federação destacou a importância das Forças Armadas na defesa de projetos estratégicos
Comitiva do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) esteve na manhã desta terça-feira (27/06), na sede do FAESP/SENAR-SP, onde foram recebidos pelo vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, o diretor tesoureiro da FAESP, Pedro Lucchesi e os assessores da presidência, Ronaldo Severo Ramos e Carlos Alberto Demeterco. Participaram também da mesa principal do evento, pelo ECEME, o Coronel João de Araújo Lampert e o Coronel Márcio Tomaz de Aquino.
A visita do grupo é parte da Viagem de Estudos Estratégicos ao Pólo Econômico e Tecnológico do Brasil realizada anualmente pelos participantes do curso. A finalidade foi de apresentar aos alunos as principais atividades desenvolvidas pela FAESP.
Tirso Meirelles deu início ao encontro no auditório da Federação agradecendo a presença de todos e fez uma retrospectiva da atuação da FAESP ao longo de suas mais de 8 décadas de história, e da importância das ações da entidade nas políticas que auxiliaram no desenvolvimento do agronegócio paulista. Destacou também a função do SENAR-SP na capacitação de trabalhadores e produtores rurais, o que contribui para a fixação do homem e da mulher no campo.
Ele destacou a importância do Exército na defesa dos projetos estratégicos nacionais, incluindo o agronegócio, apontando como exemplo o trabalho das Forças Armadas na contribuição para a erradicação da febre aftosa, ao atuarem nas fronteiras brasileiras em atividades de inspeção para impedir a entrada de animais infectados no País. “Hoje o Brasil está já em fase de retirada da vacinação contra febre aftosa porque chegou ao estágio de controle sanitário dos rebanhos, e isso não teria sido possível sem a ação das Forças Armadas, que impediram a entrada da doença no nosso país”, declarou.
Em seguida, o gerente do Departamento Econômico da FAESP, Claudio Brisolara, fez uma apresentação com uma análise sobre a dinâmica da economia nacional envolvendo diversos segmentos do setor produtivo do agronegócio, mostrando o panorama atual da produção brasileira e paulista e sua importância para o PIB brasileiro e para a balança comercial do País. Ele destacou ainda a posição do estado de São Paulo como principal produtor em diversas cadeias da agropecuária, que continua em crescimento, com aumento da produtividade baseado na eficiência de gestão das propriedades e no emprego da tecnologia.
A comitiva da CPEAEx que esteve na visita à FAESP foi composta por cinco oficiais instrutores (quatro coronéis e um major) e 40 alunos (35 coronéis do Exército, quatro coronéis da Força Aérea Brasileira e um Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil.
Deixe seu comentário