Novo Acordo entre Brasil e Argentina favorece setor agropecuário
Brasil e Argentina firmaram um importante acordo para cooperação no setor agropecuário. Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento-MAPA, os dois países aprovaram modelos de certificados para a exportação de produtos.
Durante a reunião bilateral, realizada em Brasília (14/2), o Ministério da Agricultura e o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina-SENASA, reiteraram a disposição de trabalhar conjuntamente de forma estreita e coordenada.
Com relação aos produtos agropecuários brasileiros, os representantes da Argentina se comprometeram a derrubar barreiras comerciais e aumentar a diversidade de exportação entre os dois países.
Entre os temas acordados, está a aprovação pela Argentina do modelo de Certificado Sanitário Internacional – SCI, para exportação de carne de rã do Brasil para o país vizinho. Também foi aprovado o modelo de Certificado Zoossanitário Internacional – CZI, para a exportação de sêmen suíno do Brasil para a Argentina.
Em contrata partida, o Brasil aprovou o modelo de CZI proposto pelos argentinos para a exportação de bovinos reprodutores da Argentina para o Brasil.
Ao final do encontro, os dois países acordaram que será enviada uma missão do Brasil para a Argentina até o dia 10 de julho para realizar auditorias de manutenção para carne bovina, lácteos e pescado.
No mesmo período, a Argentina deverá enviar uma missão para o Brasil para auditar produtos cárneos bovinos e fazer visita in loco sobre compartimentação na área de aves e sobre escaravelho das colmeias.
Deixe seu comentário