No Vale do Paraiba, frio e geadas impactam produção e consumo de hortataliças
Para produtores de Suzano, o frio que se instalou, em junho, tem sido mais prejudicial às hortaliças do que a pandemia, com redução de demanda e consumo da população.
Analisam que, alguns tipos de Hortaliças sofrem prejuízos com pouca oferta, em razão do crescimento prejudicado pelo frio, e, com a geada, em algumas localidades, a demanda de consumo cai muito nesta época do ano.
Os produtores de Hortaliças tiveram um verão já com dificuldade na produção, em virtude de grande índice pluviométrico. No entanto, o outono manteve um clima mais ameno para calor, o que favoreceu a comercialização, mesmo com a pandemia.
No estado, a cana foi afetada. Segundo a Somar, os danos foram moderados com Corumbataí (0,6 °C), Itapetininga (1,6 °C), Saltinho (1,7 °C), Tatuí (1,7 °C) e Cosmópolis (1,9 °C).
Anteriormente às geadas, médios e grandes produtores de Suzano, tinham dificuldades de ter ganho de capital para sobrevivência, havendo casos de dispensas ou suspensão de contratos de trabalho. A floricultura tinha dificuldades em acompanhar o mercado x custo, e muitos produtores encerraram as atividades. O mercado de cogumelos estagnou com o fechamento de restaurantes. Assim, a queda de consumo , vendas chegou a 70%.
Deixe seu comentário