Home » “Mulher no campo – Protagonismo e Proteção Social”, encontro de produtoras de café

“Mulher no campo – Protagonismo e Proteção Social”, encontro de produtoras de café

06 de junho, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

A área de Promoção Social do SENAR-SP convidou as produtoras de café do Circuito das Águas Paulista para participarem de uma reportagem contando seu papel em sua propriedade e quais atividades exercem: se são apenas administrativas ou se também são operacionais. As mulheres produtoras associadas à ACECAP (Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista) foram representadas pelas produtoras Regina Marchi, sua filha Giuliana Marchi – que representou a nova geração que está fazendo a sucessão familiar – e pela produtora Silvia Fonte, que divulgou o plantio orgânico e a administração agroecológica em nome da ACECAP, da qual é presidente.

Com o avanço tecnológico em gestão de agronegócios e a implementação de máquinas agrícolas, a necessidade de força braçal está reduzida, consequentemente oportunizando cada vez mais a inserção de mulheres nas atividades do meio rural – anteriormente realizadas majoritariamente por homens.

Uma pesquisa intitulada “Mulheres do Agronegócio”, realizada pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), informa que as mulheres são as profissionais que mais buscam conhecimento e aperfeiçoamento. “A pesquisa traçou um perfil dessas produtoras rurais e evidenciou o importante papel que desempenham para a safra agrícola no Brasil”, disse Claudete Morandi Romano, Chefe da Divisão da Promoção Social do SENAR-SP.

Ao final do encontro, foi proposto à ACECAP receber o Projeto Novo Olhar Sobre Organização Comunitária Rural, que foi aceito imediatamente pelas produtoras presentes e o presidente do Sindicato Rural de Serra Negra, José Eduardo Guideti Malagodi – quem proporcionou o encontro.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário