Lideranças da rede sindical do Vale do Paraíba recebem apresentação de Projetos Integrados do Agronegócio
FAESP/SENAR-SP Itinerante continua visitando o interior do Estado e, desta vez, Bananal e Guaratinguetá recepcionaram a exposição dos 14 projetos liderados pela Entidade, SAA-SP e Sebrae-SP
O Projeto FAESP/SENAR-SP Itinerante visitou, nesta quinta-feira (16), os sindicatos rurais de Bananal e Guaratinguetá para ouvir suas demandas e apresentar os Projetos Integrados, resultado do trabalho conjunto entre as equipes técnicas da entidade, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP) e Sebrae-SP. Os projetos abordam soluções dos principais gargalos do setor produtivo, bem como inovações ao público rural.
Durante as reuniões, também estiveram presentes presidentes de sindicatos, coordenadores do SENAR-SP e, de forma virtual, lideranças de todo o Vale do Paraíba: Areiras, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lorena e Piquete, Queluz, São José do Barreiro, Silveiras, Biritiba Mirim, Caçapava, Jacareí, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Suzano, São Bento do Sapucaí e Taubaté. Os técnicos, parte da diretoria executiva da FAESP e gerência técnica do SENAR-SP participaram dos encontros de forma virtual.
A abertura dos encontros objetivou a sustentabilidade da rede sindical e ações integradas junto à FAESP e ao SENAR-SP para o desenvolvimento na área rural, bem como a união e ações das entidades como forma de mitigar os impactos que vêm afetando os produtores rurais, e foi realizada pelos anfitriões: Adriano Fonseca Rezende, presidente do Sindicato Rural de Bananal e Eduardo Cavalca Filho, presidente do Sindicato Rural de Guaratinguetá.
“É muito bom vocês estarem perto de nós, pois assim vocês veem nossa realidade. A aproximação do Sistema com os produtores e sindicatos expõe a realidade do produtor e trabalhador rural, além de levar as demandas do setor produtivo e mostrar a realidade do campo”, declarou Adriano Rezende, Presidente do Sindicato Rural de Bananal.
Eduardo Cavalca Filho, presidente do Sindicato Rural de Guaratinguetá, afirmou que “É uma honra receber todos aqui, pois a integração é a chave para fortalecer os sindicatos, os produtores e a agropecuária, principalmente nesse momento de dificuldade na zona rural”.
Além dos Projetos Integrados, Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, ressaltou a importância de atender as demandas dos produtores e da rede sindical para fortalecer, principalmente, os pequenos e médios produtores afetados pelos recentes problemas de estiagem e geadas. “A união das entidades cria uma sinergia para auxiliar o homem que vive no campo e ajudá-lo a se manter no campo. Dessa forma, desenvolvemos um arranjo efetivo e eficiente nas cidades para manter a vocação existente, seja no artesanato, turismo etc., de modo a estabelecermos uma política agrícola no Estado e no país”.
Ainda, técnicos do Sebrae-SP do Vale do Paraíba destacaram a importância de atender as demandas dos produtores e rede sindical, criando uma cultura empreendedora e, para dar mais celeridade a esse processo, a necessidade de inaugurar uma unidade Sebrae em Bananal para ampliar o atendimento ao produtor, assim como a que recentemente foi inaugurada em Queluz.
Projetos Integrados
Os Projetos Integrados, constituídos em 14 projetos de interesse do setor agropecuário paulista, são uma ação conjunta Sistema FAESP/SENAR-SP, Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), Sebrae-SP e Sindicatos e foram apresentados por técnicos das entidades.
Os 14 projetos apresentados foram: Retirada da Vacinação contra a Febre Aftosa, Defesa Animal (Brucelose/Tuberculose), Defesa Vegetal, Inspeção do Selo Arte, Código Florestal/CAR/PRA/PRADA, Segurança Rural, Ativação das Casas de Agriculturas no Estado (CATI), Vendas Públicas, Conectividade Rural, Transformação Digital (que inclui o Programa Start Agro, voltado às startups), Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Regional, Feira do Empreendedor e Feira do Produtor Rural, a Instalação de um Centro Operacional para o atendimento dos Produtores Rurais em Campinas, Linhas de Crédito do FEAP para perdas referentes à geada e a seca, entre outros.
Prestígio presencial
Presencialmente, participaram dos encontros Presidentes e Coordenadores de Sindicatos Rurais e lideranças regionais: representantes da CATI-CDRS das secretarias de agriculturas locais e lideranças regionais, formando uma importante rede de apoio e integração. Entre os presentes, estavam: Adriano Fonseca Rezende, Presidente do Sindicato Rural de Bananal, Osvaldo Ferreira, Vereador de Bananal, Eduardo Cavalca Filho, Presidente do Sindicato Rural de Guaratinguetá, Marcus Soliva, Prefeito de Guaratinguetá, Ana Paula Cunha, Diretora da Defesa Agropecuária de Guaratinguetá, Pedro Lucchesi, Diretor Segundo Tesoureiro da FAESP, Renato Fonseca, Assessor da Presidência do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, Adriana Menezes, Diretora Primeira Secretária da FAESP, Maria Lucia Ferreira, Diretora Terceira Secretária da FAESP, Mario Biral, Superintendente do SENAR-SP, Daniela Godoy, Gerente do Departamento de Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP e técnicos dos escritórios regionais do SEBRAE-SP de todo o Vale do Paraíba.
Com muito sucesso, as reuniões foram finalizadas com a certeza de que o Projeto FAESP/SENAR-SP Itinerante continuará apresentando soluções benéficas aos produtores rurais de todo o estado de São Paulo.
Galeria
Sindicato Rural de Bananal
Sindicato Rural de Guaratinguetá
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Faesp intensifica treinamentos sobre Cadastro Ambiental Rural para sindicatos rurais em Bebedouro e região
- Projeções 2020 – vice-presidente da FAESP avalia ano como promissor para o agronegócio
- Projeto de Organização Comunitária Rural Paulista Contra o Novo Coronavírus chama atenção no interior paulista
Deixe seu comentário