Home » Jovens Agricultores do SENAR-SP realizam ação comunitária para conscientização ambiental

Jovens Agricultores do SENAR-SP realizam ação comunitária para conscientização ambiental

14 de junho, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho, alunos e professores dos Programas Jovem Agricultor do Futuro do SENAR-SP, proporcionado por meio de uma parceria com o Sindicato Rural de Inúbia Paulista, planejaram uma ação que teve como objetivo incentivar a realização de atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

Essa data serve como alerta à toda sociedade sobre os perigos ao negligenciar os cuidados que temos que ter com o meio ambiente e, pensando nisso, 25 os alunos do programa SENAR-AR/SP, junto com as instrutoras Nádia de Almeida Dias, Lucienne Capelari Dias Lopes, Maria Aparecida Ribeiro Leme e Kamila Sivieri Colotonio, realizaram a limpeza de uma pequena parte da margem do Rio Aguapei, localizado no município de Salmourão.

“Esta ação foi desenvolvida na oficina “Ação Comunitária” que faz parte do Programa Jovem Agricultor do Futuro. O programa inspirou os alunos na realização da ação, pois nessa oficina eles aprendem a fazer a diferença na comunidade em que vivem”, conta Crystian Martins Dias, coordenador do Sindicato Rural de Inúbia Paulista.

A iniciativa para a realização do trabalho veio dos alunos e foi amadurecida em conjunto com as instrutoras e, a partir daí, foi efetuada uma parceria com a prefeitura de Inúbia Paulista e com a secretária Sra. Janaína dos Santos, responsável pela Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Agricultura do município de Salmourão.

“O resultado foi super gratificante! Eles ficaram felizes por terem feito a diferença em um local que é o cartão postal da cidade em que moram, e ficaram impressionados com a quantidade de lixo que tinha no local”, relatam as instrutoras. “Acreditamos que eles vão pensar duas vezes em jogar lixo no chão a partir desta ação!”.

Sobre o Programa

O programa Jovem Agricultor do Futuro Voltado é voltado para jovens aprendizes com idade entre 14 e 17 anos, tem o intuito de promover a educação socioambiental, incentivar a prática de convivências pedagógicas visando à educação profissional básica necessária para o mercado de trabalho. Todas as atividades produtivas do meio rural são complementadas com o desenvolvimento das competências de empreendedorismo.

No Sindicato de Inúbia Paulista, presidido pelo Sr. Antônio Dias Neto, o Programa Jovem Agricultor do Futuro, do SENAR-SP, teve início em março e vai até o mês de novembro.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário