Inteligência no campo: novo aplicativo promete unir tecnologia e informação
Dono de uma mente inquieta e curiosa, Renan Lima de Menezes é uma daquelas pessoas que buscam fazer o próprio destino, “eu acredito muito que o futuro é resultado do que eu sou hoje. Por isso, a gente tem que correr atrás dos nossos objetivos e fazer acontecer. Não dá pra esperar cair do céu”, declara o rapaz de 29 anos.
Nascido em Mirante do Paranapanema, cidade do interior de São Paulo, com cerca de 18 mil habitantes, Renan é a prova viva de que pensar à frente pode dar novas perspectivas de mundo. Formado em administração, o rapaz nunca imaginou que cairia no mesmo negócio, que cresceu vendo o pai trabalhar a vida inteira. “Eu sempre vinha para o sítio quando eu era criança, mas trabalhar aqui era uma coisa que eu nunca esperava que acontecesse na minha vida”.
Aos 24 anos, Renan teve que assumir o negócio rural da família no Sítio Santo Antônio, onde todos moram. Foi então que ele percebeu que precisava se especializar. “Eu não sabia como funcionavam as coisas, principalmente as mais técnicas, como análise de solo”. Essa falta de experiência levou o produtor a procurar pelos cursos do Sistema FAESP/SENAR-SP. O primeiro que ele fez foi o de pedreiro. “Eu pensava que se soubesse fazer o básico seria um gasto a menos no meu orçamento”, explica. Logo depois, entrou no curso Pró-Leite, seguido do curso Empresário Rural e, por fim, o de Inseminação Artificial. Os assuntos estudados agregaram muito para sua atuação, visto que parte do sítio ainda é focada em leiteiro.
Vivendo o dia a dia, e passando a ter noção do universo que envolve as questões rurais, o rapaz percebeu que estava na hora de fazer diferente e de agregar inovação à tradição ao campo. Foi assim que surgiu o aplicativo Myagro, que está em processo de validação, mas que tem como objetivo oferecer informações sobre diversos procedimentos, principalmente para quem está dando os primeiros passos na atividade. “Será como uma agenda, onde o usuário receberá dicas de como trabalhar para corrigir o solo, formar um pasto novo ou obter um calendário de adubação de acordo com cada necessidade”, explica. A ideia é que o aplicativo submeta o produtor a um nivelamento para saber seu conhecimento, e a partir das informações dadas, serão disponibilizados vídeos informativos para que os usuários consigam sanar dúvidas técnicas.
Antes do desenvolvimento da ferramenta, o rapaz elaborou um “Mapa da dor”, que precisa ser respondido por pelo menos 200 produtores. “Essa fase de validação tem sido a parte mais difícil até aqui, porque é preciso ganhar a confianças das pessoas que irão fornecer seus dados”. Paralelo a isso, Renan também mantém um canal no youtube chamado “#10deagora” no qual ele mostra os processos de plantio e colheitas do seu sítio, tirando também algumas dúvidas de quem está começando. “No canal eu falo das coisas que eu estou querendo fazer e como realizar esse sonho. Eu solto os vídeos por episódios e vou fazendo temporadas que representam cada uma das etapas do meu projeto”, conta o produtor.
Com planos e sonhos ainda na gaveta, Renan também pensa em criar um podcast e fala sobre as vantagens de aliar a tecnologia aos processos rurais. “A tecnologia veio para facilitar. Isso não quer dizer que o seu trabalho vai ficar menos difícil, mas sim que você vai poder direcionar seu tempo para assuntos que não envolvem apenas o trabalho braçal, mas a organização e a estratégia do seu negócio”, analisa o produtor rural.
Confira o canal no YouTube de Renan Menezes no link:
https://www.youtube.com/channel/UCW7kK9KU1L96ewkgo
Para responder ao formulário acesse: encurtador.com.br/lGVZ9
Deixe seu comentário